Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
estagios@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2685
Local:
Bloco do Estudante, sala 03.
Horário:
de segunda a sexta-feira, das 8h ás 12h, das 13h30 ás 17h e das 18h ás 22h

O Estágio

O que é estágio não obrigatório?
É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do aluno (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008). O estágio não obrigatório fomenta a vida acadêmica e semiprofissional do estudante, já que possibilita crescimento intelectual e social ao mesmo. É uma grande oportunidade de evolução pessoal e mercadológica, uma vez que expande os horizontes do aluno. Ainda, é sinônimo de incremento da renda do aluno, uma vez que o estágio não obrigatório é remunerado.
O que é preciso para ser um estagiário?
É imprescindível que o aluno esteja regularmente matriculado e com frequência ativa nos cursos vinculados ao ensino público e particular, de educação superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Como proceder para tentar uma vaga de estágio?
Para se candidatar a uma vaga de estágio, o estudante da Unesc deve fazer seu cadastro pessoalmente aos setores mencionados anteriormente, ou através dos respectivos sites, para recebimento das oportunidades de vagas. O Setor de Estágios e Empregabilidade da universidade realiza a divulgação das vagas de estágio ou emprego via mural e e-mail. O acadêmico que tiver interesse na vaga entra em contato diretamente com a concedente (empresa ou Instituição que oferece a vaga) para agendar entrevista. Após contratação, verifica-se se o local possui convênio com a Unesc, então é dado início à documentação necessária.
Quais os documentos necessários para realizar estágio não obrigatório?
Confira aqui quais são os documentos necessários para a realização do estágio não obrigatório, como ficha de inscrição e outros.
Quais atividades o estagiário pode desenvolver?
As atividades a serem atribuídas ao estagiário devem ser compatíveis com o seu momento curricular - com o ano ou série que está cursando, obedecem ao princípio da dificuldade/ complexidade crescentes.
Quais são os direitos do estagiário?
O estagiário tem o direito de:
  • ter carga horária máxima de 6 (seis) horas diárias ou 30 (trinta) horas semanais;
  • remuneração compatível à função;
  • auxílio-transporte;
  • seguro contra acidentes pessoais;
  • período de recesso remunerado.
Quais são os deveres do estagiário?
Enquanto estagiário, o estudante deve:
  • estar regularmente matriculado e frequente nas aulas;
  • iniciar o estágio com o termo de compromisso devidamente assinado;
  • cumprir as cláusulas estabelecidas no termo de compromisso;
  • cumprir os prazos definidos pela Instituição de ensino para a realização das avaliações.
O que é Bolsa-Auxílio?
Bolsa-Auxílio não é salário, é uma ajuda em dinheiro que, sem constituir contraprestação financeira pelas atividades desenvolvidas, tem por finalidade auxiliar o estagiário a cobrir parte de seus gastos pessoais, como despesas escolares, transporte, alimentação, vestuário, entre outras inerentes as suas necessidades individuais.
Qual o valor da Bolsa-Auxílio?
O valor da Bolsa-Auxílio é estipulado pela empresa, em função de sua política de remuneração, e acordado com o estagiário.
Qual é a duração permitida para a jornada de estágio?
O estudante pode estagiar 30 horas semanais, sem conflito com o horário escolar, e ter carga de no máximo de 6 (horas) horas/ dia. Os estudantes na modalidade profissional da educação de jovens e adultos poderão estagiar apenas 4 (horas) horas/ dia. Nos períodos de avaliações, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante conforme previsto no art.10 §2º da lei 11.788 /2008.
Qual a duração máxima de cada estágio?
A duração do estágio na mesma empresa não poderá exceder 2 (dois) anos. Poderá haver a rescisão do contrato de estágio, seja por iniciativa da empresa ou do próprio estudante.
Em que condições deve ocorrer o estágio?
O estágio como estratégia de profissionalização deve ocorrer ao longo do curso numa situação real de trabalho, permitindo ao estudante uma acumulação sucessiva de habilidades e capacidades. As atividades de estágio deverão ser compatíveis com o contexto básico da profissão a que se refere e devem ocorrer numa sequência que atenda ao princípio de dificuldade/ complexidade crescente, de acordo com a progressão curricular.
Por que o estágio deve ser visto como algo positivo?
O estagiário não é mais tido como um trabalhador pouco reconhecido, de horários, atividades e remuneração instáveis. Ele cada vez mais vem sendo amparado por leis federais que vão ao encontro da valorização e otimização de suas funções. Um estágio deve ser encarado como uma porta de entrada para o conhecimento, a preparação profissional e, sobretudo, uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Ainda, em algumas situações, o estudante recebe remuneração por desempenhar o estágio, obtendo incremento na renda pessoal. Segundo dados do Setor de Estágio e Empregabilidade da Unesc, muitos acadêmicos que estagiam em empresas ou Instituições da cidade e região conseguem se efetivar no local, logo após o período de contrato como estagiário. O estágio é, portanto, uma ponte para o sucesso profissional ou, ao menos, constitui as bases sólidas para permitir que haja a chance de se chegar até lá.
Por que o estágio é bom para o estudante?
Um estágio pode ser eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante a aplicação prática da teoria aprendida na escola/ universidade, permitindo maior assimilação das matérias curriculares; avaliar o acerto da escolha profissional e/ ou suprir eventuais deficiências na sua formação escolar; atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho; antecipar o desenvolvimento de atitudes/ posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e à criatividade.
Como faço para me inscrever?
Preencha a ficha de inscrição online ou vá pessoalmente no Setor de Estágios e Empregabilidade, no Bloco do Estudante, sala 03.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.