Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
ppge@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2594
Local:
Bloco Q, sala 15.
Horário:
de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Educação oferece o curso de Mestrado com área de concentração “Educação”, estruturado em três linhas de pesquisa:

Educação, Linguagem e Memória

Ementa: História e historiografia da Educação. Textos literários, imagens e linguagens artístico-culturais e formação de sujeitos. Funções histórico-sociais dos códigos estéticos e das instituições educativas. Memória, identidades e representações culturais nas escolas e demais instâncias educativas.

Docentes:

Dr. André Cechinel: Bacharel em Letras e Literatura de Língua Inglesa, Mestre e doutor em Literatura.
Tópicos de Orientação: Educação, literatura e cultura escolar; Educação, literatura e formação humana; Literatura e ensino; Teoria da modernidade; Educação e textualidades contemporâneas.

Dra. Ângela Cristina Di Palma Back: licenciada em Letras com dupla habilitação – Português e Inglês (Unesc), Mestre e Doutora em Linguística pela UFSC.
Tópicos de Orientação: Alfabetização e Letramento. Educação, língua e sociedade. Educação, língua e cultura. Educação, teoria e análise linguística.

Dr. Carlos Renato Carola: licenciado em Pedagogia (UNESC), Mestre em História (UFSC) e Doutor História (USP).
Tópicos de Orientação: História da educação; Concepções de educação e natureza no pensamento pedagógico brasileiro e latino-americano; Homem e natureza nos livros escolares, nas disciplinas e nas fontes documentais da educação; educação e formação na perspectiva teórica da filosofia decolonial e da pedagogia biocêntrica.

Dra. Giani Rabelo: graduação em Serviço Social (Unisul); Mestre em Educação (UFSC) e Doutora em Educação (UFRGS).
Tópicos de Orientação: História, memória e educação. Gênero e educação. Religião e educação. História das instituições escolares. Cultura escolar. Patrimônio histórico educativo.

Dr. Gladir da Silva Cabral: licenciado em Letras (Unesc); Mestre em Letras (UFSC) e Doutor em Letras/Inglês e Literatura correspondente (UFSC).
Tópicos de Orientação: As relações entre textos literários e demais linguagens artístico-culturais brasileiras e a educação; educação e identidade cultural; música popular, arte e educação; ensino de língua e literatura; a escrita de si e a formação do sujeito e suas implicações para o campo da educação.

Dra. Marli de Oliveira Costa: licenciada em Filosofia (Unisul); Mestre em História (UFSC) e Doutora em Educação (UFRGS).
Tópicos de Orientação: História das infâncias e das crianças; educação e patrimônio cultural; Educação e cultura popular.

Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos

Ementa: Bases teórico-metodológicas do conhecimento que sustenta os processos pedagógicos. Elaboração e apreensão de conceitos nas práticas pedagógicas. As abordagens de desenvolvimento e aprendizagem. Relações entre saberes cotidiano e científico.

Docentes:

Dr. Ademir Damazio: licenciado em Matemática (Uniplac); Mestre em Educação (UFSC) e Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais (UFSC).
Tópicos de Orientação: Formação e apropriação de conceitos científicos. Organização do Ensino na Teoria Histórico-Cultural. Tendências em Educação Matemática.

Dr. Alex Sander da Silva: Graduado em Filosofia (Unisul); Mestre em Educação (UFSC) e Doutor em Educação (PUCRS).
Tópicos de Orientação: Teoria crítica e educação. Ética, estética e educação. Educação e formação cultural. Relação entre filosofia e educação. Relações étnico-raciais e educação. Educação em Direitos Humanos. Educação, Diversidades e Sociedades Plurais.

Dra. Graziela Fatima Giacomazzo: Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Tópicos de Orientação: Educação, Tecnologias e Cultura Digital. Abordagens Filosóficas e Sociológicas da Tecnologia. Produção do Conhecimento e Tecnologias. Processos Formativos e Educativos na Cultura Digital.

Dr. Vidalcir Ortigara: licenciado em Educação Física (UFSC); Especialista em Educação Física (UFSC) e Doutor em Educação (UFSC).
Tópicos de Orientação: Ontologia crítica e educação. Produção do conhecimento e educação. Trabalho, formação humana e Educação. Elaboração e apropriação de conceitos da Cultura Corporal. Prática docente em Educação Física e a Teoria da Atividade.

Formação e Gestão em Processos Educativos

Ementa: Políticas públicas e educação: aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Aspectos teórico-práticos de formação e gestão em processos educativos, escolares e não escolares. Currículo, saberes e práticas pedagógicas.

Docentes:

Dr. Antonio Serafim Pereira: Graduado em Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências Sociais (Urcamp); Mestre em Educação (PUCRS), Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha e Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais (Universidad de Buenos Aires, Argentina).
Tópicos de Orientação: Gestão, currículo e formação na educação básica. Educação, inovação e interdisciplinaridade. Políticas educativas: gestão e processos educativos.

Dr. Gildo Volpato: licenciado em Educação Física (Fucri); Mestre em Educação Física (UFSC) e Doutor em Educação (Unisinos).
Tópicos de Orientação: Educação Superior; aspectos sócio-culturais e políticos na formação de professores universitários. Práticas e saberes docentes na universidade. Avaliação Institucional. Qualidade e inovação no ensino superior. Jogo, brincadeira e educação.

Dra. Janine Moreira: graduada em Psicologia (UFSC); Mestre em Sociologia Política (UFSC) e Doutora em Educação (Universidade de Córdoba - Espanha).
Tópicos de Orientação: Educação popular. Educação em saúde. Educação permanente em saúde. Políticas de saúde e processos educativos. Patologização e processos de subjetivação nas relações educativas.

Dr. Rafael Rodrigo Muller: Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação pela UFSC.
Tópicos de Orientação: Gestão da Educação e do Trabalho. Formação Humana e Processos Educativos. Educação Politécnica e Integral. Currículo e Práticas Pedagógicas no Ensino Médio.

Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt: Graduado em Pedagogia (UNIFACRI), Mestre em Educação (UFRGS) e Doutor em Educação (UFRGS).
Tópicos de Orientação: Concepções e práticas de formação de professores na educação básica e superior. Políticas educacionais de formação dos profissionais da educação. Formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Didática e formação de professores. Pedagogia universitária.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.