Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
ppgcs@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2578
Local:
Bloco S, sala 27 - último piso.
Horário:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Linhas de Pesquisa

Fisiopatologia

Estuda os mecanismos biológicos das doenças de forma a compreender o seu surgimento e sua evolução, no intuito de desenvolver melhores estratégias terapêuticas. Para isso, apoia-se em estudos pré-clínicos, clínicos e epidemiológicos.

Professores Orientadores

 

Neurociências

Estuda o sistema nervoso central sob ótica que integra as ciências básicas e a clínica. Primeiramente, procura entender o funcionamento do cérebro normal para, então, compreender os processos patológicos e seu tratamento. Nas ciências básicas,  apoia-se na Neuroquímica e Neurofisiologia, enquanto, na clínica, apoia-se na Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria.

Professores Orientadores

Fisiologia do Exercício

Estuda os efeitos do exercício físico na fisiologia normal e as suas repercussões no tratamento de doenças. Integra, para tanto, os conhecimentos da Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Professores Orientadores

Sinalização Neural e Psicofarmacologia

O grupo de pesquisa realiza estudos que investigam os eventos cerebrais relacionados à fisiopatologia de transtornos mentais, incluindo consumo abusivo do álcool, transtornos de humor e de ansiedade. Além disso, o grupo investiga novos alvos bioquímicos com potencial ação protetora. A proposta de estudo desenvolvida pelos pesquisadores visa investigar parâmetros psicofarmacologicamente associados à neurotransmissão e fatores neurotróficos, os quais desempenham importantes papéis como sinalizadores e moduladores da função celular. A investigação dá ênfase nos sistemas de sinalização purinérgico, colinérgico e glutamatérgico, serotoninérgico e dopaminérgico utilizando os modelos com roedores e com zebrafish, buscando compreender os mecanismos de sinalização e toxicidade envolvidos nas diferentes situações fisiológicas e patológicas. É importante ressaltar que a formação de um núcleo de pesquisa nesta área da neuroquímica tem permitido a formação de recursos humanos, sendo que alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica vêm desenvolvendo seus projetos nesta área.

Professores Orientadores

Universidade do Extremo Sul Catarinense.