imagem do site

Atividades Ofertadas

  • Exposição Ocupação Humana Pré-histórica e Histórica: Arqueologia e as Comunidades Tradicionais

    A exposição ocorrerá durante os períodos matutino, vespertino e noturno, onde serão apresentados amostra da cultura material das populações tradicionais que habitam o Extremo Sul Catarinense, algumas desde de pré-história como é o caso de diversas etnias indígenas, e outras históricas, a exemplo, as populações Afro- descentes. A arqueologia, por meio da cultura material, procura entender as relações sociais e culturais nos processos de ocupação humana ao longo do tempo. Neste sentido, compreende as transformações culturais que se estendem da pré- história a contemporaneidade. A proposta da Exposição no III Workshop de Arqueologia é apresentar como esta ciência pode contribuir com as lutas por reconhecimento de povos Indígenas e Quilombolas, colaborando na redução das desigualdades vivenciadas por estas populações. Considerando a Arqueologia uma disciplina que uni diferentes esferas do conhecimento, entre elas a tradicional e a cientifica, neste evento se propõe ainda evidenciar as comunidades tradicionais como atores sociais integrantes do processo de ocupação do território brasileiro bem como, essenciais a ciência arqueológica.

  • Oficinas de Arqueologia: As oficinas terão duração de uma hora e serão divididas em:

    • Confecção de cerâmica arqueológica: Os participantes terão contato com a matéria-prima (argila) e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas.

    • Arte Rupestre: Atividade lúdica que visa demonstrar aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.

    • Vivência em escavação simulada: Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.

    • Diálogo Arqueológico: Este espaço, aberto aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas da região e demais público interessado, ocorrerá durante o dia 25 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e contará com discussões sobre o tema Arqueologia e as Comunidades Tradicionais - Ciência para a Redução das Desigualdades.