imagem do site

Apresentação

A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2018, o tema da IX SCT UNESC, alinhado com a temática da Semana Nacional, é "Ciência para a Redução das Desigualdades".

De acordo com o MCTIC, a escolha do tema baseou-se no 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Esta temática busca debater a contribuição das ciências para a redução das desigualdades no Brasil, fomentar o uso social da ciência e da tecnologia, auxiliar no combate das desigualdades por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

No contexto atual, quando se refere às desigualdades, trata-se das mais diversas circunstâncias que implicam em situações de exclusão e injustiças sociais que colocam indivíduos ou grupos inteiros em posição de desvantagem com relação às oportunidades e ao acesso à cidadania plena. Assim, as ciências, por meio de suas mais variadas dinâmicas e processos, podem contribuir com efetividade para a superação das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais que se configuram em emergentes problemas das sociedades contemporâneas.

As desigualdades podem ser reduzidas pela utilização dos resultados das pesquisas e das ações de extensão a fim de minimizar a distância entre os conhecimentos produzidos e a aplicação destes para a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento da comunidade. A ciência e tecnologia podem viabilizar a inclusão social, política e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, origem, condição econômica ou outra.

A IX SCT acontece no período de 22 a 26 de outubro de 2018, no Campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Durante a IX SCT serão realizados o 18º Seminário de Iniciação Científica, o 10º Salão de Extensão, o 8º Salão de Ensino, o 4º Salão de Pós-graduação, a 5ª Feira de Inovação, o 5º Talento Musical, a 4ª Feira de Ciências, o 3º Bootcamp, o 3º Workshop de Arqueologia e o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. O evento é composto por diversas atividades, tais como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, de extensão e de relatos de ensino resultantes das atividades da UNESC e de outras instituições.

Apoio: