imagem do site

Atividades Ofertadas

Local: Tenda em frente ao Bloco da Reitoria

Exposição Ocupação Pré-histórica do Extremo Sul Catarinense: 4000 anos de história

A exposição ocorrerá durante os períodos matutino, vespertino e noturno, onde serão apresentados uma amostra da cultura material das populações pré-coloniais que habitaram o Extremo Sul Catarinense desde há 4000 anos até a chegada dos colonizadores. Contará, assim, com artefatos associados aos grupos sambaquieiros, caçadores-coletores e ceramistas horticultores.

Oficinas de Arqueologia

As oficina terão duração de uma hora e serão divididas em:

1. Confecção de cerâmica arqueológica
Os participantes terão contato com a matéria-prima (argila) e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas que viveram no litoral sul catarinense.

2. Arte Rupestre
Atividade lúdica que visa demonstrar aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.

3. Vivência em escavação simulada
Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.

As atividades serão desenvolvidas concomitantemente entre os seguintes horários:
Período matutino: Das 8h às 12h
Período vespertino: Das 13h30 às 17h

Diálogo Arqueológico

Este espaço, aberto aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas da região e demais público interessado, ocorrerá durante o dia 20 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e contará com discussões sobre variados temas do conhecimento arqueológico. A ocasião contará com o preparo de comidas tradicionais das populações pré-coloniais do estado de Santa Catarina.