Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Dúvidas mais frequentes

O que é PIBIC?
O PIBIC/CNPq/Unesc é um programa da Unesc e do CNPq que tem como foco principal despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de Graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.
Quais propostas podem ser submetidas neste processo seletivo?
As propostas poderão ser apresentadas na forma de um Plano de Trabalho ou de um Projeto de Pesquisa.
Quais são os requisitos para inscrição dos acadêmicos?
Podem se inscrever os acadêmicos que:
  • estiverem regularmente matriculados em curso de Graduação da Unesc;
  • recebam apenas esta modalidade de bolsa de pesquisa, sendo vedada a acumulação desta com o recebimento de outras bolsas de pesquisa e/ou extensão, de programas do CNPq, de outra agência ou da própria Instituição;
  • disponham de 20h (vinte horas) semanais durante a vigência da bolsa solicitada.

No caso de acadêmico selecionado como bolsista CNPq, não deve possuir vínculo empregatício, devendo comprovar mediante declaração.

Quais os requisitos para inscrição dos orientadores?
São eles:
  • ser professor pesquisador pertencente a um grupo de pesquisa do CNPq formado até o ano de 2009 e certificado/atualizado, ou em fase de atualização até 30 de maio de 2010;
  • ser pesquisador com titulação de doutor ou mestre, com diploma emitido por programas recomendados pela CAPES;
  • ter preenchido até 07/07/2010 o Censo Científico/Propex;
  • não estar inadimplente com nenhum Programa de Pesquisa da Unesc;
  • ser professor do quadro regular da Unesc;
  • ter o pesquisador publicado pelo menos 1 (um) artigo científico, um livro ou capítulo de livro.
Quais os critérios de pré-seleção dos trabalhos?
A pré-seleção será realizada pelo Comitê Científico e pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da UNACSA. Todas as propostas (Projetos de Pesquisa ou Planos de Trabalho) inscritas serão pré-selecionadas a partir de critérios de clareza e mérito científico, conforme taleba I do edital, e de acordo com as informações constantes no currículo do professor orientador. Na referida tabela, constam também as pontuações correspondentes a cada critério.
Quais os critérios de seleção dos Projetos de Pesquisa?
São os seguintes - cada qual com sua respectiva pontuação: clareza na formulação do problema e objetivos; clareza na justificativa, relevância do tema; revisão bibliográfica; metodologia adequada aos objetivos propostos; adequação do cronograma de execução das atividades com os objetivos e metodologia; adequação da proposta, com a viabilidade técnica, financeira e metodológica da execução; adequação do plano de trabalho do acadêmico ao projeto.
Qual o valor da bolsa deste Programa?
O valor mensal da bolsa corresponde a R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais). É vedada a divisão da parcela de uma bolsa entre dois ou mais acadêmicos.
Quais os compromissos do bolsista selecionado?
Ele deve apresentar, após 30 (trinta) dias do encerramento do período da bolsa, relatório de pesquisa e, no prazo de 12 (doze) meses, contados do encerramento, entregar artigo científico; participar do Seminário de Iniciação Científica da Unesc durante a vigência da bolsa, com apresentação dos resultados obtidos da pesquisa, na forma de apresentação oral ou pôster para caso do bolsista CNPq; fazer referência à sua condição de bolsista do PIBIC/CNPq ou PIBIC/Unesc, nas publicações e nos trabalhos apresentados; devolver ao CNPq ou à Unesc, em valores atualizados os recursos recebidos indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não estejam cumpridos.

Processo Seletivo: PIBIC UNACSA

início das atividades - 05 de agosto de 2016 a 08 de julho de 2017

Conheça mais dos prazos, editais e documentos necessários para este Processo Seletivo.
veja todos os documentos e prazos »

Universidade do Extremo Sul Catarinense.