imagem do site

As questões socioambientais são uma preocupação fundamental para a Unesc, tendo-se por base os princípios que norteiam as suas políticas institucionais para a temática, orientados pela concepção sistêmica de meio ambiente, em que todos os elementos estão conectados e são interdependentes. Assim, os cuidados com o ambiente físico – gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, uso racional de recursos, etc – não podem estar dissociados dos cuidados com os seres humanos e todas outras formas de vida. Tomando por base tais premissas é que foi concebida a programação da realização da 12ª Semana como tema central “As Questões Socioambientais e os Cuidados com a Casa Comum”.

Considerando, portanto, a visão de um mundo complexo e interdependente, serão realizadas palestras, debates e outras atividades educativas, acerca de várias temáticas afetas à vida, nas suas múltiplas dimensões. Ganham destaque as questões de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Agroecologia e Segurança Alimentar, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Ética, Direitos Humanos e Solidariedade, Ecodesenvolvimento, Educação Ambiental e Ecoformação, dentre outras.

De um modo muito especial, nesta edição da semana, será realizada uma atividade ciclística – o Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia. Iniciativa em parceria com Associação de Ciclismo de Criciúma e Região, com apoio da Urgent Planet, incrementada por atividades pedagógicas sob a responsabilidade do Sesi, com o intuito de fortalecimento do Fórum de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, a fim de que a mobilização em prol do rio ganhe força e contribua efetivamente na implantação de projeto de recuperação do curso d’água. Estarão envolvidos no processo os municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Criciúma, Maracajá e Araranguá, bem como grupos de ciclistas da comunidade.

O objetivo principal da 12ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos é propiciar momentos de discussão e reflexão sobre as temáticas socioambientais, como forma de sensibilizar corações e mentes em torno da construção de uma sociedade mais humana, ética e cuidadosa nas relações interpessoais e com todas as outras formas de vida que compõem o planeta, a nossa Casa Comum.