Teatro - Bacharelado

imagem do site

Diferenciais

Corpo Docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas; além de infraestrutura com salas de aula especiais e laboratórios, como: sala de teatro, estúdio fotográfico, sala de dança e ateliê de produção cênica.
Curso presencial que surge para compor a área da arte na Universidade, que já conta com mais de 40 anos de história e credibilidade.
Participação em congressos, festivais de teatro, viagens de estudo, eventos culturais e artísticos e cursos de aperfeiçoamento.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos e diversas modalidades de bolsas de estudo, que poderão ser informadas através da Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante, a CPAE.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral:
O curso tem como objetivo a formação de atores capazes de realizar um trabalho de composição cênica, em espaços convencionais e não convencionais, atuando com autonomia como artistas-intérpretes do seu tempo e da sua cultura.

Objetivos Específicos:
Propiciar o
exercício prático da formação do ator, aliado ao pensamento reflexivo e à postura crítica, ao desenvolvimento do espírito artístico e científico, à consciência e ao anseio pela atualização permanente, enfatizando que a formação profissional não se esgota na graduação.
Possibilitar a construção do conhecimento teórico-prático sobre a atuação cênica em seus diferentes espaços de atuação, articulando-o à consciência do compromisso social do ator como agente transformador.
Formar profissionais capazes de atuar, explorando possibilidades expressivas do corpo, da voz, da emoção e do intelecto com base no domínio técnico, expressivo, criativo e artístico da atuação cênica

Mercado de Trabalho

Instituições públicas e privadas de cultura, ONGs, equipamentos culturais, grupos de teatro e outros espaços de trânsito da arte.

Organização Curricular

O curso se organiza em três eixos, nestes eixos se estabelecem as disciplinas curriculares. São 33 (trinta e três) disciplinas distribuídas em seis semestres. Elas se articulam por seus objetivos na perspectiva do objetivo maior que é a formação do ator e suas relações com as produções culturais. Os eixos são assim denominados e estruturados:
Fundamentos da Linguagem Cênica – que compreende o eixo I: Conteúdos Básicos, das diretrizes trazendo as disciplinas introdutórias relacionadas à formação do ator e aos fundamentos da linguagem cênica. Todo este conjunto de disciplinas está inter-relacionado visando apresentar ao aluno os conceitos básicos indispensáveis à formação do profissional do teatro.
Formativo do ator - Compreende o eixo II: Conteúdos Específicos, das diretrizes com disciplinas relacionadas aos domínios técnicos e aos conteúdos conceituais e práticos da linguagem teatral com ênfase na formação do ator. Compreende também disciplinas relacionadas à criação e à produção do espetáculo, ao ensino e à pesquisa em Teatro oferecidas de forma integrada, com ênfase na formação do ator.
Práticas de Produção Teatral – Compreende o eixo III: Conteúdos Teórico-Práticos, das diretrizes com disciplinas relativas à organização da produção teatral com suas estruturas, funções e etapas básicas. Articulação dos elementos utilizados no teatro: espaço cênico, cenografia, iluminação e figurino. A administração teatral, os aspectos principais de divulgação e publicidade. As leis de incentivo à cultura. O funcionamento dos grupos teatrais com seus estatutos e regimentos.

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Bacharelado em Teatro estará apto a executar e pensar a atuação cênica no teatro, no cinema, na televisão, no rádio, na publicidade, em espaços cênicos não convencionais, e também em diferentes interfaces dentro de ações na área de comunicação, comércio, indústria, lazer, desenvolvimento social, turismo, saúde, produção de eventos, responsabilidade social e outras. O egresso também estará apto para atuar como artista criador e autônomo na concepção e realização do espetáculo cênico apresentando além de sua técnica especializada, uma postura reflexiva, ética e cidadã. Com base em uma formação prática, técnica, teórica, ética, cultural e artística. Estará apto para exercer, além do ofício de ator, o papel do profissional que se atualiza continuadamente e cria novas possibilidades e espaços de atuação no mercado de trabalho.

Turno - Duração

Noturno - Mínimo de 3 anos, máximo de 6 anos.
(Obs.: Haverão aulas aos sábados a partir do 2º ano de curso)