imagem do site

Apresentação

A divulgação dos trabalhos selecionados será no dia 03/07, na página do evento.

O SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual) tem como propósito socializar resultados de estudos decorrentes de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura (Artes, Pedagogia, História, Letras, etc.) e programas de pós-graduação Stricto Sensu de Criciúma e região.

O percurso rumo à consolidação do evento iniciou em 2008 com o I SELEP, o qual trouxe para a discussão os dilemas do ensino de gramática na sala de aula, com palestra proferida pelo Professor Dr. Sírio Possenti, da Unicamp. A segunda edição foi em 2011 e ampliou-se em termos de estrutura, pois, além de agregar experiências do evento anterior, contou com mesas-redondas e minicursos como parte da programação. A conferência de abertura abordou a produção de sentidos e o leitor, com a Professora Dra. Ana Cláudia de Souza, da UFSC.

Na terceira edição, ocorrida em 2013, o SELEP colocou em evidência a estreita relação entre Língua(gem), Literatura e Ensino, haja vista que as práticas de produção (escrita e fala) e de recepção (escuta e leitura), necessariamente, requerem interação entre essas dimensões nos espaços escolares.

A conferência de abertura do III SELEP teve como título A Sagração do Alfabeto, proferida pela Professora Emérita Dra. Leonor Scliar-Cabral. O encerramento do evento, no dia 14 de novembro, contou com a palestra O Vampiro na Literatura, com a Professora Dra. Salma Ferraz.

No ano de 2015, em sua quarta edição, o SELEP abriu mais ainda o seu escopo teórico, com a temática (Língua)gem e Arte, por entender que são áreas cuja aproximação é estreita no que tange às mais diversas manifestações artísticas. O evento contou com a palestra de abertura Provocações literárias e experiências estéticas: o texto e a imagem na sala de aula, proferida pela Professora Dra. Daniela Bunn, do Colégio Militar Feliciano Nunes Pereira, e com a palestra de encerramento Leitura e a escrita na era digital a partir da perspectiva dos estudos críticos do discurso, proferida pela Professora Dra. Débora de Carvalho Figueiredo, da UFSC.

Neste ano de 2017, quinta edição do evento, o SELEP discute a língua, a linguagem numa perspectiva voltada efetivamente para a prática da sala de aula, numa parceria com o curso de Pedagogia, com vistas às experiências de estágio e de docência de professores da região e dos mais variados lugares do estado e do país.

Durante os três dias do seminário, professores do Ensino Superior (graduação e pós-graduação Stricto Sensu), da Educação Básica (redes pública e particular) e estudantes de licenciatura e de pós-graduação participarão de rodas de conversa, conferências e comunicações em grupos de trabalho, além da apreciação de variadas apresentações culturais. Terão como palestra de abertura Pedagogia Histórico-Crítica: teoria e prática, a ser proferida pelo Professor Dr. João Luiz Gasparin. E terão suas atividades encerradas com a palestra A leitura de textos de gêneros de diferentes esferas da comunicação, proferida pelo professor Dr. Sírio Possenti.

Comissão Organizadora.