imagem do site

Projetos de Pesquisas

INFLUÊNCIA DA OBSTRUÇÃO DA VEGETAÇÃO DO SUB-BOSQUE NA COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA DE MORCEGOS FILOSTOMÍDEOS (CHIROPTERA: PHYLLOSTOMIDAE) EM AMBIENTE DE MATA ATLÂNTICA (em parceria com o Laboratório de Ecologia de Paisagem e Vertebrados)

O projeto fundamenta-se na premissa de que a obstrução da vegetação do sub-bosque influencia a abundância de morcegos filostomídeos em ambientes de Mata Atlântica, no sul do Brasil. Serão os atributos de densidade e complexidade da vegetação; os atributos relacionados a morfologia alar das espécies de morcegos e; a disponibilidade de frutos no sub-bosque. A hipótese formulada para o projeto é que morcegos frugívoros utilizaram áreas com alta densidade e obstrução da vegetação, quando houver maior disponibilidade de frutos.

Ano de início: 2016 (em andamento)

DINÂMICA DE ECTOPARASITAS EM MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) EM DUAS ÁREAS NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL (em parceria com o Laboratório de Ecologia de Paisagem e Vertebrados)

O projeto tem por objetivo analisar a dinâmica de ectoparasitas em populações de morcegos em duas áreas na região sul de Santa Catarina. Estas áreas diferem em nível de antropização, o que pode estar afetando a dinâmica dos ectoparasitas. Ademais, pretende-se analisar a influência da sazonalidade na dinâmica dos ectoparasitas dos morcegos nas duas áreas.

Ano de início: 2016 (em andamento)

ASSIMETRIA FLUTUANTE EM MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) EM DUAS ÁREAS NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL (em parceria com o Laboratório de Ecologia de Paisagem e Vertebrados)

O projeto tem por objetivo analisar se em áreas com elevado nível de antropização, populações de morcegos apresentam maior nível de assimetria flutuante. Para isso serão avaliadas duas áreas na região sul de Santa Catarina. Para avaliar a ocorrência de assimetria flutuante, serão feitas medidas morfológicas externas dos animais.

Ano de início: 2016 (em andamento)

BIOLOGIA REPRODUTIVA E DINÂMICA POPULACIONAL DE MOLOSSUS MOLOSSUS (CHIROPTERA: MOLOSSIDAE) EM AMBIENTE DE MATA ATLÂNTICA NO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA

As informações sobre os padrões reprodutivos dos quirópteros no Brasil, de modo geral, são formadas por conjunto de dados fragmentados, dificultando assim, a identificação de padrões gerais, principalmente para as espécies que apresentam amplas áreas de distribuição. Molossus molossus distribui-se por todo território brasileiro, todavia, pouco se conhece sobre sua ecologia. O presente projeto tem como objetivos: analisar a biologia reprodutiva e dinâmica populacional de uma colônia da espécie no extremo sul de Santa Catarina.

Ano de início: 2016 (em andamento)

TESTANDO A ATRAÇÃO DE MORCEGOS FRUGÍVOROS POR ÓLEOS ESSENCIAIS COMO FERRAMENTA EFETIVA PARA RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE ÁREAS DEGRADADAS (em parceria com o Laboratório de Ecologia de Paisagem e Vertebrados – Projeto financiado pela empresa SIBELCO Ltda.)

A restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Morcegos interagem com amplo espectro de organismos, desempenhando papel fundamental na manutenção dos processos ecológicos, principalmente nos que se referem à polinização e dispersão de sementes. A atração de morcegos frugívoros foi proposta como uma importante ferramenta no processo de recuperação ambiental, porém, ainda não foram realizados estudos sobre sua efetividade. O projeto tem como objetivo, analisar a atração de morcegos frugívoros com a utilização de óleos essenciais em ambiente de restinga.

Ano de início: 2014 (finalizado - preparação de manuscritos)