imagem do site

Programação

13 de junho - Terça-feira

Painel e Workshops
Credenciamento
Horário: 13h às 13h30
Local: Hall de entrada do Bloco R1 - UNESC

Painel de abertura
Horário: 13h30 às 16h
Tema: Perspectivas para o mercado internacional
Local: Bloco R1- sala 15 - UNESC
Painelistas: Samuel Santos - Porto Seco Rocha/SFS e André Castro - Copobras
Mediador: Prof. Me. Thiago Rocha Fabris


Samuel Santos
Gerente do Porto Seco Rocha Terminais Portuários e Logística

Pós-graduado em Logística e Negócios Internacionais - FAE / CDE de Curitiba / Univille Joinville. Graduação em Ciências Econômicas - Universidade da Região de Joinville – SC. Gerente do Porto Seco Rocha Terminais Portuários e Logística em São Francisco do Sul – SC. Atuou como Gerente de Operações e Comercial em empresas de Logística, desenvolvendo e aplicando soluções “in house” em empresas como WEG, Embraco, Oxford, Schulz, Whirlpool, Tigre, entre outras. Professor Universitário da Univille – Universidade da Região de Joinville, entre setembro/2005 a março/2017, lecionando nos cursos de Administração de Empresas, Comércio Exterior, Logística Internacional, Logística Portuária e Logística Industrial. Atua nas áreas de Logística e Comércio Exterior há 25 anos.


André Castro
Gerente de Comércio Exterior do Grupo Copobras S/A

Formado em Administração de Empresas (Am. Univ. London) e MBA Gestão (Buenos Aires/Argentina). Trabalhou 22 anos na Ipiranga Petroquímica, executivo ocupando várias posições, com ênfase no Comércio Exterior. Conduziu a implantação das operações do Grupo Ipiranga na Argentina e no Chile, morando entre Buenos Aires e Santiago do Chile entre 1996 a 2007. Atuou no Programa de Desenvolvimento do Setor Plástico realizado em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul em 1994.
A partir de 2008 atuou de forma independente como Consultor na área de Comércio Exterior assistindo empresas do setor plástico / petroquímico a atuar no comércio exterior. Desde 2010 implantou a área de Comércio Exterior do Grupo Copobras onde trabalha atualmente. Lidera o Comitê de Matérias Primas do Sinplast - RS que elabora estudos na área de preços internacionais de resinas e plásticos. Realiza treinamentos no campo de pesquisa/atualização/projeção de preços de petroquímicos no ICIS - Houston e APLA – América Latina.

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 16h às 16h30min
Local: Bloco R1 - Sala 20 - UNESC

Programação para os Workshops

Workshop 1
Tema: Economia Colaborativa
Ministrante: Timóteo Farias / Poiesis Conexões Criativas
Local: Bloco R1- Sala 16
Horário: 16h30min às 18h30min


Timóteo Farias
Consultor e Proprietário da Poiesis Conexões Criativas

Tecnólogo em Marketing - UNINTER Internacional - Curitiba
MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coaching - UNILASALLE Canoas
Coach - SBC Sociedade Brasileira de Coaching. Experiências com projetos de inovação Criação do Espaço Corporativo, Coletivo e Cultural nomeado Triple C para a Associação empresarial de Criciúma.
Projetos colaborativos entre entidades com fins comuns sendo aplicado metodologia de co-criação ao processo. Hoje, empreende em sua própria empresa de consultoria, a Poiesis Conexões Criativas e atua como consultor de associações empresariais para a FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Workshop 2
Tema: Mentoria Estratégica: uma forma de compartilhar conhecimento e potencializar a aprendizagem organizacional.
Ministrante: Leticia Zanini / Coach
Local: Bloco R1- sala 17
Horário: 16h30min às 18h30min


Letícia Zanini
Psicóloga e Coach

Psicóloga e Coach (The Inner Game International School, by Timothy Gallwey, EUA e SBC, Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council); Master Coach by Creative Learning Institute; QUEST Trainer Coach by Hendre Coetzee; Brain Gym (Ativação Cerebral) by Paul Denninson; Facilitadora de Formação de Coaches by Creative Learning Institute; Facilitadora da metodologia Lego Serious Play. Técnica em Neurofeedback by Peter Van Deusen; Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais; Mestranda em Desenvolvimento Socioeconômico. Atua em projetos de capacitação empresarial e estruturação de processos de recursos humanos. Consultora em Desenvolvimento Humano. Co-autora dos livros “Programados para vencer com coaching” e “Condicionados para o sucesso”. Idealizadora e executora do programa “Fica a Dica” na Rádio Som Maior e “Perfil de Sucesso” na Rede Litoral Sul, Net. Partner The Inner Game International School, região Sul. Atua em empresas conceituadas da região sul do Brasil.

Case
Tema: LOHN BIER: Pensando o local para o mercado global
Ministrante: Richard Westphal Brighenthi / Lohn Bier
Local: Bloco R1 - Sala 18
Horário: 16h30min às 18h30min


Richard Westphal Briguenthi
Sommelier

Empreendedor da região Sul, nascido em Orleans e cervejeiro da Lohn Bier. Bacharel em Ciências da Computação. Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie de Munique, na Alemanha.

Intervalo: Coffee
Horário: 18h30h às 19h30min
Local: Hall de entrada Auditório Ruy Hulse - UNESC

Palestra – Período noturno
Tema: Quando as ideias ganham vida
Ministrante: Gilson Pinheiro / Proprietário da GPinheiro Empreendimentos, Slaviero Executive Hotel e Interclass Hotel
Local: Auditório Ruy Hulse - UNESC
Horário: 19h30min


Gilson Pinheiro
Proprietário da GPinheiro Empreendimentos, Slaviero Executive Hotel e Interclass Hotel

Engenheiro civil. Atua há trinta anos no ramo da construção civil, foi sócio fundador da Construtora Pinheiro & Pavei, com sede em Criciúma e da GPinheiro Empreendimentos, sediada na capital catarinense, atuando nos mercados de Florianópolis – desse 1989, Porto Alegre e Itajaí, cujo foco é o desenvolvimento de empreendimentos residenciais, comerciais e de hotelaria.
No segmento da hotelaria, atua há oito anos. É proprietário do Slaviero Executive Hotel em Florianópolis e do recém-inaugurado Hotel Interclass em Criciúma. Também é investidor em empresas do setor de Tecnologia da Informação.

14 de junho - Quarta-feira

Painel e Workshops

Credenciamento
Horário: 13h:00min às 13h:30min
Local: Hall de entrada do Bloco R1 - UNESC

Painel de abertura
Horário: 13h30min às 16h:00min
Tema: O Porto de Imbituba e o desenvolvimento do Sul catarinense
Local: Bloco R1- sala 15 - UNESC
Painelistas: Pablo Fonseca (Porto de Imbituba/SC) e Marcelo Raupp (UNQ)
Mediador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini


Pablo Fonseca
Gerente Portuário – Porto de Imbituba

Graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior, Mestre em Transporte Marítimo e Planejamento Portuário pela Universidade de Antuérpia/Bélgica (ITMMA) e especialização em Acessibilidade Náutica e Gerenciamento do Transporte Marítimo pela Autoridade Portuária de Antuérpia/Bélgica (APEC) e Logística Empresarial. Possui experiência no gerenciamento de operações e projetos logísticos portuários. Atualmente é Gerente Portuário junto a Autoridade Portuária do Porto de Imbituba/SC.


Marcelo Raupp
Sócio-diretor da UNQ Import/Export

Administrador de Empresas (ESAG-UDESC, Brasil); MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil) e Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Sócio-diretor da UNQ Import/Export; Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país; Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior; Amplo conhecimento dos potenciais da indústria e da cultura asiática.

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 16h às 16h30min
Local: Bloco R1 - Sala 20 - UNESC

Programação para os Workshops

Workshop 1
Tema: Ferramentas de inovação na prática.
Ministrante: Bruna Melo / Consultora
Local: Bloco R1- Sala 7
Horário: 14h00min às 18h00min


Bruna Melo
Consultora, Profa. Acadêmica, Speaker e Facilitadora

Mestre em Administração – linha de Inovação e Marketing (PUCRS) e Formação em Inovação e Criatividade pela Harvard School (EUA). Áreas de atuação: Inovação (modelos de negócios e ferramentas da inovação), Gestão da Inovação, Marketing, Comportamento de consumo e Empreendedorismo. Possui 12 anos de experiência em empresas de diferentes segmentos. Já realizou projetos de Inovação para modelos de negócios e intra-empreendedorismo em empresas de diferentes portes. É parceira de negócios nas consultorias Empreenda.VC. e Resultare. Na área acadêmica, leciona inovação e marketing para graduação e pós-graduação.

Workshop 2

Tema: A importação como diferencial – caso prático de como planejar, desenvolver, implantar e usufruir dos benefícios.
Ministrante: Marcelo Raupp / UNQ Import/Export
Local: Bloco R1- Sala 16
Horário: 16h30min às 18h30min


Marcelo Raupp
Sócio-diretor da UNQ Import/Export

Administrador de Empresas (ESAG-UDESC, Brasil); MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil) e Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Sócio-diretor da UNQ Import/Export; Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país; Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior; Amplo conhecimento dos potenciais da indústria e da cultura asiática.

Case

Tema: O futuro do turismo para o Sul catarinense.
Ministrante: Ministrante: Adilson Silvestre / Presidente da Instância de Governança Encantos do Sul e Paulo Renato Cadallóra / Coordenador de Projetos Instituto Alouatta – Rotas do Aguaí
Local: Bloco R1- Sala 17
Horário: 16h30min às 18h30min


Adilson Silvestre
Presidente da Instância de Governança Encantos do Sul

Bacharel em Ciências Econômicas. Diretor do Silvestre Praia Hotel em Imbituba/SC, Presidente Instância de Governança Encantos do Sul, Conselheiro do Conselho Estadual de Turismo, Vice-Presidente ACIM, membro do Conselho SCPAR Porto de Imbituba, membro da ABRAJET (Associação Brasileira Jornalista de Turismo), ex-Secretário de Turismo de Imbituba, ex-Presidente da ACIM (Associação Industrial e Empresarial de Imbituba).


Paulo Renato Cadallóra
Coordenador de Projetos Instituto Alouatta – Rotas do Aguaí

Coordenador de Projetos na União Protetora do Ambiente Natural – UPAN – 1980/1995 – São Leopoldo/RS. Fundador do Instituto Alouatta em 2005 Treviso/SC – ONG voltada ao fomento do Ecoturismo e Turismo de Aventura. Coordenador de Projeto – Roteiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar/SC. Coordenador de Projeto – Rotas do Aguaí – Turismo Sustentável entorno da reserva biológica estadual do Aguaí/SC Coordenador de Projetos Instituto Alouatta.

Apresentação oral dos trabalhos aprovados conforme os Grupos Temáticos (GT)
Local: Salas – Bloco R1 - UNESC
Horário: 19h15min às 22h30min