imagem do site

Apresentação

O II Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde tem como tema central Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, este será o segundo evento que o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional), da Universidade do Extremo Sul Catarinense promove, coroando dois anos de abertura do programa. O evento tem como propósito aprofundar as reflexões críticas sobre os construtos teóricos e a relação com os serviços de saúde sobre a Gestão do Cuidado, epidemiologia e promoção da Saúde, a fim de contextualizar as relações sociais no processo saúde-doença-cuidado, considerando a concepção ampliada de saúde.

O evento promoverá um espaço de interação e diálogo entre profissionais e comunidade acadêmica, a fim de contribuir com a integração ensino-serviço, de modo a produzir reflexões críticas sobre o processo de trabalho em saúde, permitindo que os participantes analisem possibilidades de incorporar e/ou criar tecnologias de gestão e cuidado.

O II Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde terá como público-alvo alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, gestores e profissionais da saúde. A gestão do cuidado é um desafio para os gestores dos serviços de saúde. Ao profissional de saúde atuante, àquele em formação ou especialização são necessárias fortes reflexões sobre as condições de saúde no país, as inovações tecnológicas, bem como fazer a gestão das tecnologias em saúde disponíveis e a tomada de decisão. Ainda, para a gestão do cuidado é necessário entender o financiamento em saúde e suas tendências para os próximos anos. É nesse contexto de desafio para os profissionais de saúde que o II Simpósio em Gestão de Cuidado em Saúde se desenha. Serão discutidos durante o evento assuntos pertinentes à saúde baseada em evidências, e suas perspectivas para o Brasil, condições crônicas na atenção primária à saúde, bem como os inovação e limites da gestão em defesa do SUS, como foco no financiamento de saúde. Os envolvidos no evento poderão submeter trabalhos para apresentação durante o simpósio, compartilhando suas experiências de pesquisa e/ou do campo de prática.