imagem do site

Apresentação

O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – realizar-se-á na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, com vistas a discutir o tema EDUCAÇÃO, ARTE E DIREITOS HUMANOS

Trata-se de um espaço de debate importante para pesquisadores/as, acadêmicos/as e profissionais ligados, direta ou indiretamente à educação, motivados/as em discutir a Educação e Arte como lugar privilegiado para reflexão sobre a vida em comunidade e também sobre a relação entre o eu e o outro, portanto como espaço de construção de identidades. Por entendermos que a educação não se dá no vácuo, mas dentro de um processo histórico e social delimitado, sugerimos que seja debatido o tema da educação em sua vinculação com a arte, a realidade social e a política que a envolve. Por percebemos o recrudescimento da intolerância racial, étnica, ideológica e política no mundo contemporâneo e verificarmos inclusive o ressurgimento de ideologias e manifestações fascistas em nossa sociedade, apontamos para a relevância do debate sobre os Direitos Humanos no contexto da educação. Dessa forma, nossa proposta traz como eixo temático a vinculação tripartite entre Educação, Arte e Direitos Humanos.

Nesta perspectiva, é objetivo também deste evento apresentar os resultados dos estudos que se tem produzido no PPGE/UNESC dentro das Linhas de Pesquisa: Educação, Linguagem e Memória, Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos. Lembramos que o Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos também receberá trabalhos de pesquisadores graduandos, graduados, pós-graduados e pós-graduandos, internos e externos ao PPGE/UNESC. O Seminário será realizado na UNESC no Auditório Edson Rodrigues – Bloco P.