Engenharia de Agrimensura

imagem do site

Diferenciais

Em 40 anos de atividade, o curso formou mais de 600 profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
Infraestrutura com Laboratórios de Topografia, Geodésia, Astronomia, Fotogrametria, Cartografia e Geoprocessamento, Mecânica dos Solos, todos com softwares atualizados.
Único curso de Engenharia de Agrimensura da região Sul do Brasil, sendo uma das profissões mais antigas do mundo.
Na 9ª fase o estágio prático e TCC na 10ª fase, os acadêmicos iniciam estágios em empresas ligadas à área de Agrimensura ou órgãos públicos, desde as primeiras fases.
Corpo docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem serviços como elaboração de projetos de loteamento, estradas, recuperação ambiental, regularização fundiária e remodelagem de terreno.
Parceria em cursos e palestras com a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Participação em Congressos e encontros estaduais, nacionais e continentais.
Mercado de trabalho amplo e em alta, sendo que praticamente 100% dos alunos formados no curso estão trabalhando.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Terá ferramentas para ser um profissional competente, atuante, pesquisador e capaz de contribuir para a solução dos problemas técnicos, sociais e ambientais da região.
Terá capacidade para desenvolver atividades práticas, bem como se atualizar no desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas.
Desenvolverá aptidões, talentos e conhecimentos, tentando assegurar o respeito à liberdade, à dignidade humana e à livre expressão do pensamento, para que os profissionais, além das suas atividades técnicas, preservem a moral e a ética profissional de um cidadão digno da sociedade.

Temáticas

A Graduação em Engenharia de Agrimensura tem em sua proposta curricular a formação atendendo às exigências do mercado de trabalho, formando um profissional legalmente habilitado para determinar os vértices definidores do limite de propriedade.
Para tanto, o curso forma profissionais com capacidade para desenvolver com habilidade as atividades práticas, atualizando-se e acompanhando o desenvolvimento dos equipamentos e novas técnicas - sempre com consciência de que a preservação do meio ambiente é fundamental no exercício profissional.

Mercado de Trabalho

Empresas de engenharia, terraplanagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, companhias de água e saneamento, indústrias de construção civil, instituições científicas e de pesquisa. Pode, ainda, trabalhar em escritórios de prestação de serviços, instituições de ensino, prefeituras e órgãos públicos, como Deinfra, Dnit e Incra.

Perfil do Profissional

O graduado em Engenharia de Agrimensura deve ser capaz de desenvolver estudos e pesquisas, estando presente em quase todas as obras civis, com responsabilidade de definir, mapear, demarcar e efetuar o reconhecimento de áreas, bem como executar a locação de obras e demais informações a respeito de limites e detalhes.

Turno - Duração

Noturno, com aulas aos sábados pela manhã. A partir da 6ª fase, pode também haver aulas nas sextas-feiras à tarde.
Mínimo de 5 anos