imagem do site

Projetos de Extensão

2018 – 2020

Programa de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX

Descrição: Convênio realizado com a APEX/Brasil. Caracteriza-se como um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil.  O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O programa proporciona o engajamento das empresas no esforço de construção de uma estratégia de desenvolvimento compartilhada entre as empresas e as instituições de apoio, governamentais e não governamentais, com o objetivo de elevar o padrão de competitividade.  As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos. Neste contexto, durante a realização do Projeto PEIEX, a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC prevê o atendimento a 100 empresas localizadas no sul catarinense, compondo uma diversidade de setores econômicos.

2014 - 2017

Ações direcionadas a capacitação em empreendedorismo e gestão empresarial, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócios para empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe de Urussanga SC

Descrição: A produção do vinho na região sul de Santa Carina, está presente desde o inicio da colonização, com o plantio da uva e da produção artesanal de vinhos. Como a maioria das propriedades é caracterizada por pequenos empreendimentos familiares, há a necessidade de capacitar e assessorar esses produtores para a gestão de seus negócios, possibilitando agregar valor aos seus produtos e processos por meio da utilização do IPVUG. O projeto surge então da necessidade dos produtores e pretende desenvolver atividades de extensão universitária para capacitá-los, na gestão de suas propriedades ou empreendimentos, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da IPVUG.

Outros projetos

2018-2019

E-book O Desenvolvimento dos Vales da Uva Goethe-SC: contribuições da Extensão Universitária

Descrição: O ebook intitulado “O desenvolvimento dos Vales da Uva Goethe – SC: contribuições da extensão universitária” tem por objetivo para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão denominado “Ações direcionadas a capacitação em empreendedorismo e gestão empresarial, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócios para empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe de Urussanga – SC”, realizados por acadêmicos e professores.

2018-2019

E-book Estratégias de Gestão e Comércio Exterior: os desafios do mundo globalizado do século XXI

Descrição: E-book em parceria com o Grupo de Pesquisa Gestão Organizacional da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e o Curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

2016 - 2017

II Clic nos Vales da Uva Goethe

Descrição: O concurso II Clic nos Vales da Uva Goethe é aberto à participação de qualquer indivíduo com objetivo de valorizar, reconhecer e respeitar o patrimônio cultural (material e imaterial), natural, histórico, arquitetônico, religioso e artístico local. 1.2 Desperta o interesse pela arte de fotografar, promovendo a educação para o turismo e enoturismo, revelando as belezas da região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe ? IPVUG (Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Içara e Treze de Maio). O concurso disponibiliza as seguintes categorias: a) Amador (celular e/ou câmeras compactas) ou b) Profissional (câmera semiprofissionais e/ou profissionais).

2016 - 2017

E-book Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: ambiente institucional e organizações

Descrição: Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: ambiente institucional e organizações” foi idealizado pelos organizadores para apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelos membros vinculados aos Grupos de Pesquisa (GP) Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI) e Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT) e conta com autores convidados de instituições acadêmicas parceiras dentro das temáticas abordadas pelos GP´s.

PROJETO PRATA DA CASA

O Projeto Prata da Casa, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

PROGRAMA DE IMERSÃO EMPRESARIAL – PRIME

O Programa de Imersão Empresarial - PRIME, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, possibilita uma aproximação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação junto ao setor produtivo, reafirmando, deste modo, a missão da UNESC como uma universidade comunitária: "Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida". Ainda, "Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso socioambiental".

O Programa PRIME contempla os seguintes objetivos:

OBJETIVOS GERAL

Integrar a comunidade acadêmica com o setor produtivo, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, com atividades vivenciais e participativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aplicar o embasamento teórico e técnicas compartilhadas pela universidade;
  • Compreender a realidade competitiva do universo empresarial;
  • Desenvolver o networking entre grupos;
  • Aperfeiçoar o conhecimento sobre a gestão e o planejamento;
  • Desenvolver uma visão holística e de futuro;
  • Promover o intercâmbio de experiências.

JUSTIFICATIVA

O Programa de Imersão Empresarial – PRIME mostra-se importante, pois poderá propiciar aos acadêmicos uma perspectiva corporativa prática referente ao embasamento teórico proporcionado, previamente, pela universidade. Este é um aspecto constantemente solicitado pelos acadêmicos, como forma de aperfeiçoamento profissional, por meio de atividades dinâmicas que não se limitem apenas aos espaços de sala de aula.

O PRIME torna-se relevante para as empresas que se tornarem parceiras, visto que, estreitando os laços com uma universidade, apresentam-se como instituições abertas a novos conceitos e que valorizam o capital intelectual dos acadêmicos. Caracteriza-se, ainda, como relevante para o acadêmico que, por meio desta experiência, estará melhor capacitado para o mercado de trabalho, colocando em prática, no ambiente empresarial, os fundamentos teóricos debatidos na academia. Para a universidade o programa é relevante, pois propiciará um novo meio de integração com a comunidade, diminuindo o distanciamento entre a universidade e as empresas.

O PRIME ainda representa uma nova possibilidade de atividade acadêmica, uma vez que, permite a capacitação profissional dos estudantes, de uma maneira prática, onde os conceitos e teorias serão aplicados no processo produtivo e analisados a partir dos resultados obtidos. Assim, o programa oportunizará uma nova perspectiva para os acadêmicos que ainda não atuam no segmento no qual buscam seguir carreira. Por fim, a viabilidade do programa PRIME está na acessibilidade junto ao setor produtivo, bem como a afirmativa das instituições públicas e privadas na participação desta ação.