imagem do site

Bolsistas, Projetos Internos e Externos

PIBIC 2016-2017

Bolsista: Amanda Locks
Curso: Administração – linha de formação específica em Comércio Exterior
Projeto: A inovação no processo de internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina

Vinculo com a linha de pesquisa: Internacionalização das Organizações
Resumo do projeto: Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas buscam diferenciais para se destacarem em seu mercado de atuação, e a inovação e a internacionalização surgem como estratégias frente à competitividade internacional. Desta forma, este projeto tem por objetivo analisar o papel da inovação no processo de internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Quanto aos fins, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, e quanto aos meios de investigação, enquadra-se como bibliográfica e uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizar-se-á um questionário, aplicado via google docs junto as empresas exportadores que compõe o Sul de Santa Catarina. A amostra será determinada por acessibilidade junto às empresas em estudo

Estudos em desenvolvimento (projetos, monografias, artigos científicos) com interface as linhas de pesquisa do GENINT:

Linha de Pesquisa: Internacionalização das Organizações

1. O processo de internacionalização de uma empresa exportadora de arroz do Sul de Santa Catarina (Amanda Dondossola)
2. Comercialização de revestimentos cerâmicos Sul catarinenses com a América Latina (Kleber Silva de Oliveira)
3. Fatores determinantes para o ingresso no mercado internacional (Jaqueline Rodrigues Pereira)
4. A capacidade absortiva no processo de internacionalização das indústrias químicas (Lya Carolinne Nazário de Farias)
5. Perspectivas para a internacionalização de uma indústria do setor de esquadrias de alumínio do Sul de Santa Catarina (Lucas Romagna)
6. Estratégia em negócios internacionais: fatores determinantes para o sucesso de uma trading company (Rebecca Marconi Peres)

Linha de Pesquisa: Geopolítica e Acordos Internacionais

1. O impacto do Tratado Transpacífico na balança comercial brasileira (Tamires Cardoso Patrício)
2. Panorama das relações comerciais brasileiras com países em diferentes níveis de desenvolvimento (Diego Daros Duccioni)
3. Elementos de sucesso e desafios para o desenvolvimento de economias emergentes: um estudo no contexto do BRICS (Rangel Da Soler Sartor)
4. A participação da China nos negócios internacionais: uma análise a partir da ótica dos executivos internacionais (Ramisia Caetano)
5. A dinâmica da balança comercial brasileira: um estudo da configuração do agronegócio com enfoque na rizicultura do Sul de Santa Catarina (Eleonara Ubiali Becher)

Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Logística Internacional

1. Gestão portuária: os modelos de gestão adotados pelo Porto de Itajaí e Terminal Portuário de Navegantes – Santa Catarina (Barbara Zanette Degasperi)
2. A logística de distribuição das indústrias químicas: mapeamento e oportunidades (Jonatas dos Santos Cardozo)
3. A estrutura portuária catarinense sob a ótica dos armadores internacionais (Diego de Souza Roldão)
4. Oportunidades e desafios nos processos logísticos de uma empresa do setor de arroz do Sul catarinense (Guilherme Donadel De Stéfani)
5. O processo logístico das multinacionais do setor de colorífico instaladas no Sul catarinense: oportunidades e desafios (Victor Agostinho Machado)
6. Perspectivas da expansão do Canal do Panamá: uma visão a partir dos portos públicos e terminais portuários de Santa Catarina (Rosani Martins)