imagem do site

O Centro de Experimentação Animal - CEA é um centro de uso compartilhado dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. O CEA é um local onde são criados ou mantidos animais para serem usados para fins de ensino e/ou pesquisa científica, bem como experimentação animal. O ambiente possui controle das condições ambientais, nutricionais e sanitárias e é subdividido em três áreas:
I - Biotério de criação: local destinado à reprodução de animais (matrizes) para fins de ensino e/ou pesquisa científica;
II - Biotério de manutenção: local destinado à manutenção de animais para fins de ensino e/ou pesquisa científica;
III - Salas de procedimentos: conjunto de salas de uso compartilhado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UNESC para experimentação com os animais. Atualmente, o centro de experimentação disponibiliza duas salas de experimentação de uso compartilhado.

O biotério de criação e de manutenção disponibiliza animais de laboratório como camundongos Swiss, camundongos C57/BL6, e camundongos Balb/c, além de ratos Wistar, tendo como objetivo elevar a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, e pesquisas desenvolvidas na UNESC.

Atualmente, o CEA disponibiliza aos seus usuários duas salas de procedimentos, bem como materiais básicos de laboratório a serem utilizados durante a experimentação. Todos os experimentos realizados no CEA estão de acordo com as normativas e regulamentações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Nacional – CONCEA, e com as regulamentações e normativas da Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) da UNESC.

Lei Federal nº 11794/2008 – (estabelece os procedimentos para o uso científico de animais).
Caderno de Normativas do CONCEA (2ª ed. 2015).
• Normas Gerais de uso do Centro de Experimentação Animal PPGCS (CEA-NG01)