Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Temas de Pesquisa Docentes

Antonio Carlos Wolkmer

Temas de Interesse: Pluralismo Jurídico e Direitos Humanos. Teoria Crítica e Direitos Humanos. Interculturalidade, Movimentos Sociais e Direitos Humanos na América Latina. Cultura Jurídica e Descolonizacão em Sociedades Emergentes.

Fernanda da Silva Lima

Temas de Interesse: Direitos humanos e cidadania. Igualdade e da não discriminação na intersecção gênero, raça, classe social e infância. Criança, Adolescente e políticas públicas de ação afirmativa. Direitos Humanos, Educação e Diversidade. Quilombolas e população remanescente de quilombos.Racismo e xenofobia em contextos migratórios. Relações raciais no Brasil e luta antirracista. Movimentos sociais, feminismo[s] e lutas pela cidadania. Identidade, reconhecimento e o direito à diferença. Gênero e políticas públicas.

Giovana Ilka Jacinto Salvaro

Temas de Interesse: Movimentos feministas e demandas por igualdade de gênero. Políticas Públicas e Direitos humanos das mulheres nas intersecções com gênero, classe e geração.

Gustavo Borges

Temas de Interesse: Interfaces entre novas tecnologias e Direitos Humanos para proteção de grupos vulneráveis. Direito digital e as novas tecnologias. Sociedade 5.0, vida onlife e os novos conflitos. Redes sociais; Fake news e o controle; Inteligência Artificial; Internet das Coisas (IoT); 5G e 6G; Realidade virtual e aumentada; Hipervigilância estatal e o direito à privacidade; Liberdade de expressão, Discurso de ódio e Cultura do cancelamento; Exclusão digital; Discriminação algorítmica; Tecnologia persuasiva e a proteção do consumidor; neurodireitos;Sociedade da sedução e self-branding; Utilização da internet e os desafios à proteção da privacidade e da intimidade; Direito ao esquecimento; Deepfake; Sustentabilidade digital; Big Data e análise preditiva aplicada ao Direito, Bioética, tecnologia, transhumanismo e seus dilemas bioéticos; Impressão em 3D; Nanotecnologia; e Bens comuns digitais.

Ismael Francisco de Souza

Temas de Interesse: Direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Trabalho infantil. Conselhos Tutelares. Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente. Políticas públicas e Direitos socioassistenciais. Sistema Único de Assistência Social. Políticas públicas para a pessoa idosa. Política de proteção social e famílias.

Jackson da Silva Leal

Temas de Interesse: Controle social (no contexto da segurança pública) na América Latina; Direitos humanos e contenção da violência estatal; criminologia critica latino-americana; encarceramento em massa; politica de drogas; controle penal e teoria feminista; gestão da pobreza através do sistema penal; politica criminal do extermínio; crimes de colarinho e esquerda punitiva.

Lucas Machado Fagundes

Temas de Interesse: Fundamentação e historicidade dos Direitos Humanos na América Latina, Direitos Humanos e Constitucionalismo Latino-americano Direitos Humanos, descolonialidade e libertação.

Maria de Fátima S. Wolkmer

Temas de Interesse: Democracia e Cidadania ambiental. Cidadania, direitos humanos e bens Comuns. Buen Vivir, interculturalidade e descolonização. Descolonização epistemológica em Ramon Grosfoguel.

Reginaldo de Souza Vieira

Temas de Interesse: Políticas públicas e Sociedade. O controle social das políticas públicas. Políticas públicas em saúde e da pessoa com deficiência. Direitos humanos, democracia, cidadania e tipologias. Práticas e processos democráticos. Democracia e Cidadania Participativa. Estado, instituições políticas, poder, processos políticos e eleitorais e partidos políticos.

Rodrigo Goldschmidt

Temas de Interesse: Dignidade humana e direitos humanos trabalhistas. Direito do trabalho e direitos fundamentais trabalhistas. Políticas públicas de promoção da dignidade do (a) trabalhador (a) e condições dignas de trabalho. Desregulação e flexibilização do direito do trabalho.

Yduan Oliveira May

Temas de Interesse: Direitos humanos e cidadania socioeconômica. Políticas públicas para inclusão, desenvolvimento, trabalho e renda. Políticas públicas e governança nas organizações. Constituição e ordem econômico-financeira. Estado, sociedade e plataformas jurídicas para inclusão socioeconômica.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.