Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Disciplinas Obrigatórias

a. Teoria Crítica dos Direitos Humanos
Ementa: Sociedade, direito e referencial teórico. Fundamentos modernos dos direitos humanos. Crise da cultura jurídica estatal e novos paradigmas de legitimação. Historicidade crítica dos direitos humanos no Brasil e na América Latina. Desafios contemporâneos dos direitos.

b. Estado, Política e Sociedade
Ementa: As sociedades pré-estatais. O ideário moderno: seu projeto político e jurídico. As abstrações da modernidade: o individuo e o Estado. A representação da cidadania. Sociedade. A pós-modernidade: a construção de um novo paradigma. A república participativa: democracia, direitos humanos e sociedade. Tipologias estatais. Instituições políticas, participação política e partidos políticos.

c. Metodologia da Pesquisa em Direito
Ementa: Processo de conhecimento e aspectos metodológicos; ensino e aprendizagem no Direito. A pesquisa teórica e empírica entre direitos humanos e sociedade. Elementos fundamentais do projeto de dissertação: tema, delimitação do tema, justificativa, objetivos, problema, hipótese, variável, sumário, cronograma de execução, levantamento bibliográfico provisório.

d. Seminário de Projetos de Pesquisa
Ementa: Aspectos preliminares da pesquisa nas ciências sociais e jurídicas. Enfoques metodológicos para investigar direitos humanos ou temas jurídicos relacionados. Apresentação individual dos projetos de dissertação para análise e contribuição coletiva dos alunos e respectivos orientadores na sua construção teórica e metodológica.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.