imagem do site

Pesquisadores

Ricardo Aurino de Pinho

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) Pós-doutorado Sênior (2014) no Muscle Health Research Center - York University/Toronto/CA. Na gestão Universitária atuou como Diretor de Extensão, Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da Unidade Acadêmica em Ciências da Saúde e Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Também atou no Diretório Nacional do Fórum de Pró-reitores como representante das Instituições Comunitárias. Atualmente é professor da Unesc no ensino de graduação e Pós-graduação. Na Pós-graduação é professor e orientador (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e coordena do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício. Atua como avaliador do INEP, é membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e European College of Sport Science e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em Bioquímica e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse oxidativo na função e no reparo muscular e na fisiopatologia de doenças crônico-degenerativas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941343786335040

Cláudio Teodoro de Souza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Clínica Médica, Área de Ciências Básicas, Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é orientador de mestrado e doutorado e professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. É ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese sob orientação do Prof Dr Lício Augusto Velloso. Possui experiência na área de Fisiologia e Nutrição, com ênfase em Fisiologia endócrina, cardiovascular e do exercício, e Nutrição aplicada as doenças crônico-degenerativas. Experiência em fisiologia molecular e sinalização celular aplicados ao exercício físico e nutrientes. Tem atuado na investigação de suplementos nutricionais no âmbito da prevenção e reabilitação de obesidade, diabetes e infarto agudo do miocárdio. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Unesc (conceito 6 - Capes).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0968990271115488

Paulo Cesar Lock Silveira

Possui graduação em Fisioterapia (2005) e Mestrado em Ciências da Saúde pela UNESC (2008). Doutorado em Bioquímica - UFSC (2013). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense no curso de Fisioterapia. Na Pós-graduação é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e integrante do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação de nanotecnologia em tecido biológico, Laser de Baixa Potência, Ultrassom terapêutico, Fonoforese, Iontoforese, Lesões musculares e dérmicas e Exercício Físico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2175803966220300

Alexandre Pastoris Muller

Possui graduação em Educação Física, Mestrado e Doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágios no Instituo Ramon y Cajal de Madri-Espanha, na Universidade de Albany-EUA e na Universidade de Lausanne-Suiça. Foi Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Professor Pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Experiência em estudos de Fisiologia animal, Bioquímica, Nutrição. Linhas de pesquisa nos seguintes temas: Efeitos do exercício físico, envelhecimento e dietas no metabolismo periférico e no sistema nervoso central (SNC), tendo como foco principal as ações neuroendócrinas, principalmente da insulina no SNC.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7782328060034978