imagem do site

No início de 2003 constituiu-se, voluntariamente, um grupo de estudos e pesquisa em fisiologia e bioquímica do exercício. O objetivo era de ampliar e produzir novos conhecimentos na referida área e, também, possibilitar aos alunos sobre diversas áreas afins um espaço complementar para a formação acadêmica através da iniciação científica. Em 2005, o grupo passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS/Unesc), dando origem ao Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício (Lafibe).

Já se concluíram e estão em desenvolvimento inúmeros projetos. Alguns são financiados pelos programas institucionais de incentivo à pesquisa; outros são apoiados por órgãos governamentais de fomento e, ainda, há os que são produzidos através da parceria com o setor privado.

O propósito do Lafibe é investigar as alterações e adaptações fisiológicas, bioquímicas e moleculares induzidas pelo exercício físico frente a doenças degenerativas, principalmente doenças cardiorrespiratórias, metabólicas e neurodegenerativas. Além disso, também investiga as adaptações físico-orgânicas decorrentes da prática de exercício físico sobre a performance.

O Lafibe é composto por professores pesquisadores, alunos dos Programas de Pós-Graduação da Unesc - principalmente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - estudantes de iniciação científica e, ainda, profissionais da área da saúde e alunos voluntários.

As atividades desenvolvidas pelo Lafibe extrapolam o desenvolvimento de pesquisas científicas. São realizadas atividades de formação acadêmico-científico como cursos de especialização, seminários, simpósios, palestras entre outros. É desenvolvida também prestação de serviço na área específica da fisiologia do exercício.

Coordenador Geral: Prof. Dr. Ricardo A. Pinho.