imagem do site

Apresentação

Por Direitos Humanos compreendem-se os direitos básicos de todos os seres humano, entre eles os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. As declarações conseguem condensar longa elaboração teórica sobre os Direitos Humanos, mas não dão conta de garantir a extinção dos problemas ético-jurídicos. Neste sentido, apesar de todo aparato teórico, ainda vivenciamos situações que demonstram violações destes direitos fundamentais, através da violência e da discriminação.

E neste cenário a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, enquanto universidade comunitária tem o comprometimento de intervir positivamente nesta realidade, de forma transversal, construindo um olhar com a comunidade acadêmica para a temática dos direitos humanos, vinculado as populações vítimas de discriminação, através do racismo, da LGBTTfobia, e de todos os tipos de discriminação e preconceito, aliado a articulação com os movimentos sociais e os conselhos de direitos.

Assim nasce coletivamente a ideia da construção do Programa que ora apresentamos. A Universidade, do importante local que ocupa enquanto espaço de construção do conhecimento tem muito a contribuir nestas questões.