imagem do site

VII Workshop de Trabalhos Acadêmicos

Estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Jogos Digitais da UNESC são convidados a submeterem trabalhos de disciplinas, já concluídos ou em andamento, para apresentação no VII Workshop de Trabalhos Acadêmicos do VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação.

Os autores deverão submeter o trabalho na forma de resumo estendido que deve conter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (incluindo resumo, abstract, palavras chave, introdução, desenvolvimento, conclusões, figuras e referências), escrito em português. No caso de aprovação do trabalho, a apresentação é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores.

A submissão dos trabalhos será exclusivamente por meio do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/sulcomp2016), em formato PDF.

Datas Importantes

• Prazo final de submissão de trabalhos via JEMS: 24/08/2016
• Notificação de aceite: 05/09/2016
• Envio da versão final dos trabalhos aceitos e do Termo de Autorização via JEMS: 12/09/2016
• Período de inscrições de autores: até 12/09/2016

Envio de Versão para Avaliação

Todos os resumos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão sem a identificação dos autores e revisores. Portanto, na fase de avaliação dos trabalhos, a versão do arquivo a ser submetida não deverá conter dados de identificação dos autores, devendo seu texto iniciar pelo título e resumo do trabalho, conforme modelo disponível abaixo. O arquivo deve estar em formato .pdf e ser submetido exclusivamente pelo sistema JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.

Template sem autores_doc

Envio da Versão

Após a aceitação do resumo, no envio da sua versão final, este deve conter informações que identifiquem os autores e a instituição. Somente serão aceitos arquivos no formato .doc, portanto, não faça submissões de arquivos .pdf ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema. Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.

Ao enviar a versão final do resumo, os autores deverão preencher e assinar o Termo de Autorização para Divulgação da Obra (modelo disponível abaixo), que deverá ser enviado eletronicamente em formato .pdf também pelo sistema JEMS até o dia 12/09/2016.

Salientamos que no mínimo um dos autores do resumo (apresentador) deverá estar inscrito no SULCOMP 2016 até o dia 12/09/2016. A apresentação dos resumos é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores para publicação nos anais do VIII SULCOMP.

Template com autores_doc

Template com autores_pdf

Termo de autorização para divulgação da obra

Orientações no uso do JEMS

1. Registro dos Autores: Os autores devem ter uma conta no JEMS para poder submeter o trabalho. Lembre-se que o seu JEMS ID e sua senha são válidos para todas as conferências que você já participou ou submeteu artigos, devendo apenas atualizar o seu perfil. Autores que estão utilizando o JEMS pela primeira vez devem realizar o seu registro no site. Todos os autores do trabalho devem estar cadastrados no JEMS (note que somente um registro dos autores é necessário para submeter um ou mais trabalhos). Depois do cadastro como autor, os dados de login serão enviados para o endereço do seu e-mail informado durante o processo. Estes dados serão utilizados para acessar o JEMS.

2. Registro do Trabalho: Para submissão ao SULCOMP 2016, os autores têm que registrar o seu trabalho (clique no botão Submit Paper no JEMS). Nesta etapa realizada diretamente no JEMS deve-se informar o nome dos autores, o título do artigo, o tópico (Temática do Evento) e a categoria a que pertence (VII Workshop de Trabalhos Acadêmicos). O JEMS atribui um ID para cada submissão, que é enviado por e-mail para o autor contato do trabalho.

3. Envio do Arquivo do Resumo (Upload): Esta etapa pode ser realizada juntamente com a etapa de Registro do Trabalho até o prazo final de submissão.

Observações:

• Resumos submetidos e aceitos deverão ser apresentados por um dos seus autores. Assim, pelo menos um dos autores do resumo deve até o dia 12/09/2016 se inscrever no evento, e submeter pelo Sistema JEMS a versão final do resumo (com as alterações solicitadas pelos revisores, identificação dos autores e universidade) em formato .doc e o Termo de Autorização de Divulgação da Obra em formato .pdf (devidamente preenchido e assinado). Caso contrário, o trabalho não será publicado nos anais do Congresso Sul Brasileiro de Computação.

• Orientações para apresentação dos resumos do VII Workshop de Trabalhos Acadêmicos: os pôsteres devem ter 120 cm de altura e 90 cm de largura. O tamanho da letra deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros. Sugere-se que seja usada letra de fácil leitura, tipo Arial, tamanho 30; os textos sejam curtos, em espaço duplo; utilizando-se tabelas e gráficos, sempre que possível.