imagem do site

Orientações para a elaboração do pôster digital a ser apresentado no SULCOMP 2016

Salientamos que o pôster deverá ser enviado para o email (sulcomp@unesc.net), impreterivelmente, até o dia 26/09/2016. O arquivo deverá ser denominado com o número do código do trabalho e enviado em dois formatos (jpg e pptx).

Orientações para Elaboração de Pôster Digital
Modelo de Pôster Digital - .pptx
Modelo de Pôster Digital - .jpg
Códigos de Trabalho para a Sessão Pôster

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de artigo completo ou resumo estendido escritos em português e formatados seguindo o estilo dos artigos da SBC. A submissão dos artigos será exclusivamente por meio do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/sulcomp2016), em formato pdf.

A temática do SULCOMP 2016 compreende:
• Arquitetura de Computadores
• Banco de Dados
• Jogos Digitais
• Computação Gráfica
• Engenharia de Software
• Interação Humano Computador
• Computação Aplicada
• Inteligência Artificial
• Redes de Computadores
• Computação Móvel
• Segurança em Sistemas Computacionais
• Sistemas de Alto Desempenho

Sessão Oral

Nesta categoria os autores deverão submeter artigo completo com no mínimo 6 e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, abstract, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, resultados obtidos, conclusões, figuras e referências), escrito em português.

Envio versão para avaliação

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão sem a identificação dos autores, revisores e suas instituições. Portanto, na fase de avaliação dos trabalhos, a versão do arquivo a ser submetida não deverá conter dados de identificação dos autores, devendo seu texto iniciar pelo título e resumo do trabalho, conforme modelo disponível abaixo. O arquivo deve estar em formato .pdf e ser submetido exclusivamente pelo sistema JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
Template sem autores_doc.

Envio versão final

Após a aceitação do artigo, no envio da sua versão final, este deve conter informações que identifiquem os autores e a instituição a qual está relacionado, conforme modelo disponível abaixo. Somente serão aceitos arquivos no formato .doc, portanto, não faça submissões de arquivos .pdf ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema. Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
Ao enviar a versão final do artigo, os autores deverão preencher e assinar o Termo de Autorização para Divulgação da Obra (modelo disponível abaixo), que deverá ser enviado eletronicamente em formato .pdf também pelo sistema JEMS até o dia 12/09/2016.
Salientamos que no mínimo um dos autores do artigo (apresentador) deverá estar inscrito no SULCOMP 2016 até o dia 12/09/2016. Os artigos aceitos deverão, obrigatoriamente, serem apresentados por um dos seus autores para publicação nos anais do VIII SULCOMP.

Template com autores_doc
Template com autores_pdf
Termo de autorização para divulgação da obra

Sessão Pôster

Na sessão pôster os autores deverão submeter artigo na forma de resumo estendido que deve conter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (incluindo resumo, abstract, palavras chave, introdução, desenvolvimento, conclusões, figuras e referências), escrito em português.

Envio versão para avaliação

Todos os resumos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão sem a identificação dos autores, revisores e suas instituições. Portanto, na fase de avaliação dos trabalhos, a versão do arquivo a ser submetida não deverá conter dados de identificação dos autores, devendo seu texto iniciar pelo título e resumo do trabalho, conforme modelo disponível abaixo. O arquivo deve estar em formato .pdf e ser submetido exclusivamente pelo sistema JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.

Template sem autores_doc

Envio versão final

Após a aceitação do resumo, no envio da sua versão final, este deve conter informações que identifiquem os autores e a instituição a qual está relacionado. Somente serão aceitos arquivos no formato .doc, portanto, não faça submissões de arquivos .pdf ou .rtf, pois serão rejeitados pelo sistema. Somente serão aceitas submissões eletrônicas enviadas por meio do JEMS. Logo, submissões enviadas por e-mail não serão consideradas.
Ao enviar a versão final do resumo, os autores deverão preencher e assinar o Termo de Autorização para Divulgação da Obra (modelo disponível abaixo), que deverá ser enviado eletronicamente em formato .pdf também pelo sistema JEMS até o dia 12/09/2016.
Salientamos que no mínimo um dos autores do resumo (apresentador) deverá estar inscrito no SULCOMP 2016 até o dia 12/09/2016. A apresentação dos resumos é realizada por meio da exposição de um pôster no formato 90 x 120 cm, sendo obrigatória a apresentação por pelo menos um dos autores para publicação nos anais do VIII SULCOMP.

Template com autores_doc
Template com autores_pdf
Termo de autorização para divulgação da obra

Orientações no uso do JEMS

1. Registro dos Autores: Os autores devem ter uma conta no JEMS para poder submeter o trabalho. Lembre que o seu JEMS ID e sua senha são válidos para todas as conferências que você já participou ou submeteu artigos, devendo apenas atualizar o seu perfil. Autores que estão utilizando o JEMS pela primeira vez devem realizar o seu registro no site. Todos os autores do trabalho devem estar cadastrados no JEMS (note que somente um registro dos autores é necessário para submeter um ou mais trabalhos). Depois do cadastro como autor, os dados de login serão enviados para o endereço do seu e-mail informado durante o processo. Estes dados serão utilizados para acessar o JEMS.
2. Registro do Trabalho: Para submissão ao SULCOMP 2016, os autores têm que registrar o seu trabalho (clique no botão Submit Paper no JEMS). Nesta etapa realizada diretamente no JEMS deve-se informar o nome dos autores, o título do artigo, o tópico (Temática do Evento) e a categoria a que pertence (Sessão Oral ou Sessão Pôster). O JEMS atribui um ID para cada submissão, que é enviado por e-mail para o autor contato do trabalho.
3. Envio do Arquivo do Artigo (Upload): Esta etapa pode ser realizada juntamente com a etapa de Registro do Trabalho até o prazo final de submissão.

Observações:

• Artigos submetidos e aceitos no SULCOMP 2016 deverão ser apresentados por um dos seus autores. Assim, pelo menos um dos autores do artigo deve até o dia 12/09/2016 se inscrever no evento, e submeter pelo Sistema JEMS a versão final do artigo (com as alterações solicitadas pelos revisores, identificação dos autores e universidade) em formato .doc e o Termo de Autorização de Divulgação da Obra em formato .pdf (devidamente preenchido e assinado). Caso contrário, o trabalho não será publicado nos anais do Congresso Sul Brasileiro de Computação.
• Cada inscrição dá direito a publicação de 1 (um) artigo, logo 2 (dois) ou mais artigos devem possuir 2 (duas) ou mais inscrições associadas.
• Orientações para apresentação dos artigos aceitos na categoria Sessão Pôster: os pôsteres devem ter 120 cm de altura e 90 cm de largura. O tamanho da letra deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros. Sugere-se que seja usada letra de fácil leitura, tipo Arial, tamanho 30. Sugere-se também que os textos sejam curtos, em espaço duplo, utilizando-se tabelas e gráficos, sempre que possível.
• Orientações para artigos aceitos na categoria Sessão Oral: na data a ser definida para apresentação do trabalho, pelo menos um dos autores deverá comparecer a partir das 16 horas e 30 minutos em local destinado no hall do auditório Ruy Hülse. O apresentador terá 15 minutos para apresentação.

Faça aqui a submissão de trabalho