Sobre o Curso

Diferenciais

Infraestrutura com laboratórios de informática, laboratório de Matemática, salas de aula com data shows e lousa digital.
Laboratórios de informática equipados com softwares aplicados à Matemática, como o Maple, Cabri, Graph e Geogebra.
Incentivo à prática de estágio supervisionado.
Corpo docente altamente qualificado na sua maioria entre doutores e mestres com experiência em sala de aula e que atuam na região.
Realização e/ou participação em congressos, fóruns, simpósios, seminários e cursos. O curso juntamente com o grupo de professores busca sempre estar atualizado, participando dos cursos de educação continuada e aperfeiçoamento profissional.

Facilidades para a realização do curso

O jovem que vir fazer o curso poderá contar com até 100% de bolsa(estudar gratuitamente) e, ainda, se ele se integrar nas atividades desenvolvidas no curso, poderá também participar de programas de pesquisa e extensão em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica, Iniciação a Docência e, também, em programas vinculados ao Artigo 170. Tais bolsas nestes programas possibilitam ao acadêmico uma remuneração mensal pelas atividades de pesquisa e docência que desenvolve na UNESC ou nas escolas.

O que você vai aprender

Aprenderá a elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para Educação Básica;
Saberá como analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
Terá conhecimento técnico para analisar criticamente propostas curriculares de matemática para Educação Básica;
Desenvolverá estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
Aprenderá a perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
Contribuirá para realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Temáticas

A graduação em Matemática oferece em seu programa uma formação básica, ampla e sólida com adequada fundamentação teórico-prática, que inclua o conhecimento sobre inúmeras relações entre os saberes matemáticos. Essa formação propicia o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área.

Mercado de Trabalho

Ensino fundamental e Médio são as principais áreas da Licenciatura em Matemática. Além disso, há a possibilidade de atuações em alguns setores: industriais, comerciais, públicos, atividades que envolvam o mercado financeiro, etc. Na pesquisa da CareerCast.com(2013), nos Estados Unidos, o matemático ficou em 18º lugar na lista das 50 melhores profissões. Hoje temos acadêmicos atuando principalmente na Educação Básica, mas também encontramos nos órgãos privados em função administrativa; órgãos públicos federais e estaduais, tais como Banco do Brasil, Correios, etc. Outros que seguiram a vida acadêmica e fizeram mestrado e doutorado na UNESC ou instituições federais como UFRGS e UFSC, estão atuando também no Ensino Superior. São muitos os cases de sucesso.

Perfil Profissional

O Licenciado em Matemática é um profissional com preparação para o Ensino Fundamental e Médio, com sólida formação matemática e didático-pedagógica, para atuar em todas as redes de ensino. Ele deve ser habilitado para a discussão e o aprofundamento de conceitos da Matemática e Educação.

Ingresso no Curso

O curso de possui uma entrada no ano, dezembro com o vestibular ou, em julho, pelos programas de ingresso, tais como SIM, NOSSA BOLSA – Licenciatura.

Processo Seletivo

Ingresso vestibular, Sistema de Ingresso por Mérito - SIM e o programa NOSSA BOLSA licenciatura, que possibilita bolsa integral para pessoas economicamente carentes.

Duração

Mínimo de 4 anos

  • imagem do selo
  • imagem do selo
  • imagem do selo