imagem do site

Apresentação

O Laboratório de Projetos - LabProj do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CAU da UNESC destina-se ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão nas áreas de projeto de arquitetura, paisagismo, desenho urbano, urbanismo e planejamento urbano e regional.
Considerando a abrangência da atuação da UNESC na região sul catarinense, o Laboratório de Projetos do CAU/UNESC encontra-se apto para dar uma resposta adequada aos que recorrerem a esta Universidade em busca de auxílio para os diferentes tipos de questões relacionadas a ocupação e organização espacial.

O LABPROJ congrega corpo docente e discente da área de abrangência do núcleo de Projeto vinculado ao CAU/UNESC, conforme as disciplinas da matriz curricular em vigência, visando promover o desenvolvimento e a qualidade acadêmica através de ensino, pesquisa e extensão de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico nas áreas de investigação ligadas às diferentes linhas de pesquisa que compõem esse grupo.
O objetivo do LABPROJ é o de “Atender as demandas da instituição e da sociedade, as quais os profissionais atuantes não tenham interesse ou condições de absorver. de forma a propiciar a retro-alimentação do trinômio ensino-pesquisa-extensão.”

Para atingir este objetivo são propostos 4 níveis de atuação:

I. Atuar no campo da consultoria, para atender instituições específicas ou administrações públicas, no desenvolvimento de planos, programas e projetos específicos, que não são contemplados pelos profissionais atuantes no mercado de trabalho da região.

II. Atender demandas de grupos de pessoas e instituições públicas e privadas, com vistas a promover o desenvolvimento de comunidades carentes de recursos.

III. Promover atividade de pesquisa, ligada ao ensino e à extensão, visando produzir e organizar um repertório de projetos de arquitetura, visando apresentar seus resultados às salas de aula e à comunidade.

IV. Promover a participação dos alunos em concurso de projetos de arquitetura, visando aliar as experiências de ensino com a prática projetual e também aproximar acadêmicos e professores interessados no debate e pesquisa de arquitetura.