logomarca da Unesc

História

imagem do site

Diferenciais

Realização de viagens de estudo a várias cidades históricas (nacionais e internacionais) como Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei, em Minas Gerais, Missões Jesuítas, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e cidades catarinenses: Concórdia, Curitibanos (região do Contestado), Jaguaruna, Morro Grande (sambaquis), Imaruí (reserva indígena), Orleans (museu ao ar livre) e Florianópolis (Fortificações da Ilha).
Semanas de estudos históricos anuais, com a participação de convidados de renome nacional e internacional.
A dupla habilitação que o curso possibilita (professor/historiador) amplia as perspectivas de trabalho para os egressos.
Corpo docente altamente qualificado composto por doutores e mestres, que atuam na área e desenvolvem pesquisas e serviços, resultando em publicações de livros que estão renovando a produção historiográfica da região.
O curso mantém uma revista científica “Tempos Acadêmicos”, em que estudantes e professores publicam suas produções. A revista mantém parcerias com revistas de outras instituições do país como PUC/RS, a Universidade Federal Fluminense, UFRJ e a UFSC.
Além da formação em Licenciatura e Bacharelado os acadêmicos terão aulas no LAD – Laboratório de Arquivo e Documentação, no LIS – Laboratório de Imagem e Som, além da possibilidade de intervenção no Museu, no Centro de Memória e Documentação, e no Setor de Arqueologia da Unesc, além da disciplina de História Ambiental.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra às atividades do curso pode participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, nos quais estão previstas bolsas de Iniciação Científica ao PIBIC, e também ao artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Receberá, por meio de aulas teóricas, práticas e trabalhos de campo, habilidades e competências para atuar, tanto no ensino como professor, como na pesquisa como historiador
Terá ferramentas para atuar no Ensino Fundamental e Médio, bem como em instituições que lidam diretamente com pesquisas e fontes históricas.
Receberá formação crítica e responsável, tornando-se sensível aos problemas do homem, da sociedade e do meio ambiente.
O curso prima pela leitura de obras clássicas e contemporâneas, além da leitura e interpretação de Documentos Históricos (fontes primárias).
Saberá valorizar a preservação e estudo do patrimônio documental, histórico local, natural e regional.
Aprenderá a realizar pesquisas históricas.
Desenvolverá a capacidade para a inserção institucional dos discentes com a comunidade científica regional e nacional.

Temáticas

A graduação em História traz, em sua proposta, disciplinas com o objetivo de formar um profissional com habilidades e competências para atuar tanto no ensino como na pesquisa, tendo sempre em vista a melhoria da qualidade do ambiente de vida da sua região. Disciplinas como história antiga (oriental e ocidental), história medieval, história da América, história ambiental, história de Santa Catarina, Patrimônio Histórico Cultural e Laboratório Imagem e Som.

Mercado de Trabalho

O profissional com formação em História encontra-se ligado a área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e, também, nos estabelecimentos de Ensino Superior, quando portador de diploma de Pós-graduação. O campo de pesquisa tem aberto novas portas como trabalhos de consultoria para cinema e televisão em minisséries e novelas e, também, em organizações interessadas em trabalhar fenômenos sociais atuais cuja perspectivas históricas esclarece nuances que permaneceriam imperceptíveis. Outros campos de atuação são: Arquivos (públicos e privados), Museus, Memoriais, Centros de Memória, Centros de Documentação, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo), assessoria política, consultoria e assessoramento em áreas diversas.

Perfil do Profissional

O professor historiador deve ser um profissional habilitado ao ensino em escolas da rede pública e particular. Além do ensino, ele também deve estar apto a trabalhar em arquivos históricos municipais, organizando museus locais e participando de atividades de pesquisa sobre patrimônio histórico e natural da região.

Turno - Duração

Vespertino: vagas abertas no SIM Unesc - Mínimo de 4 anos

Noturno - Mínimo de 4 anos