Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


X-Libras

O X-Libras é um grupo de estudos e pesquisa dentro da Libras (Língua Brasileira de Sinais). O grupo de pesquisa possui três intérpretes atuando nos cursos de Recursos Humanos, Administração e Ciências da Computação. Este grupo teve inicio no mês de Março de 2016, sob a coordenação do Professor Franz Kafka Porto Domingos, tendo a primeira formação do grupo com sete acadêmicos de diversas áreas: dois acadêmicos de História, duas acadêmicas de Letras, duas de Matemática e uma acadêmica de Medicina e participação de uma surda.

Posteriormente houve novos participantes e a saída de alguns, agora o grupo esta formado com nove acadêmicos de diversas áreas: duas acadêmicas de Letras, uma acadêmica de Fisioterapia, duas acadêmicas de Pedagogia, uma acadêmica de Administração, uma de Matemática e um acadêmico de Biologia entre eles esta duas surdas participando.

O grupo procura sempre abranger varias áreas do conhecimento: Libras instrumental, vocabulário acadêmico, verbos, tradução de vídeos (Libras-Português), interpretação de textos, estratégias de interpretação, classificadores, análise das provas do PROLIBRAS, tradução, interpretação, musicalidade, libras instrumental, interpretação do âmbito politico, tipos de negação, conversação por temas, variação regional, verbos e adjetivos, tradução de par linguístico Português-Libras, projeto de interpretação literária, filmagem de trechos em Libras entre outros.


Universidade do Extremo Sul Catarinense.