Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Disciplinas

Obrigatórias

Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva

Ementa: O processo histórico de construção do sistema de saúde e a emergência da saúde como questão de política pública no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) em seus modelos técnico-assistenciais, de participação social e os desafios para a construção de um modelo de atenção a saúde universal, equânime e integral. Clínica ampliada e coprodução da saúde. Saúde da Família como uma estratégia de mudança do modelo de atenção hegemônico. A integralidade e as Redes de Atenção à Saúde no Brasil.

3 créditos
Educação na Saúde

Ementa: Aspectos teóricos e filosóficos da educação na saúde. Planejamento das ações de educação visando a integração entre ensino, gestão dos serviços e comunidade a fim de promover a reorganização dos processos de trabalho. Políticas públicas em educação e gestão do trabalho na saúde. Educação Permanente em Saúde. Processo de ensino-aprendizagem no trabalho em saúde, a partir da aprendizagem significativa, metodologias ativas e processos avaliativos críticos e emancipatórios.

2 créditos
Epidemiologia Aplicada

Ementa: Conceitos básicos da epidemiologia e sua aplicação no campo da saúde coletiva. Aspectos descritivos e analíticos. Indicadores de saúde. Medidas de frequência. Delineamentos de Pesquisa. Medidas de risco/associação. Testes Diagnósticos. Vieses.

2 créditos
Gestão do Cuidado Integral a Saúde

Ementa: Conceitos, métodos e tecnologias de planejamento e gestão estratégica em saúde, tendo como base as diretrizes das políticas públicas para a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho no SUS. Problematização do processo de trabalho como uma ferramenta de gestão e a sua capacidade de dar acolhimento e cuidado as várias dimensões e necessidades em saúde das pessoas, das famílias e da comunidade. Modelos teco assistenciais nos diferentes serviços de saúde e as tecnologias organizacionais e seus impactos sobre as práticas gerenciais. Relação público-privado na gestão dos serviços. Gestão em redes de atenção à saúde e o acesso a saúde a partir das decisões sobre a elaboração, organização e execução dos planos estratégicos de ação no SUS.

2 créditos
Promoção da Saúde

Ementa: Marcos histórico e conceitual da promoção da saúde. Compreensão e avaliação dos determinantes sociais e físicos para a promoção de saúde. Aderências e barreiras para a promoção do estilo de vida fisicamente ativo. Experiências exitosas na promoção da saúde individual e coletiva. Novas possibilidades de tecnologias para a promoção da saúde com foco na participação coletiva e a autonômica do sujeito.

3 créditos
Seminário de Acompanhamento

Ementa: Socialização, articulação, reflexão e aprimoramento dos estudos e projetos dos discentes do Programa. Desenvolvimento de competências e habilidades para a elaboração e análise de textos científicos. Interlocução discente e docente com profissionais da área da saúde, a fim de estabelecer uma aproximação interdisciplinar, aos métodos de investigação e às temáticas emergentes na Saúde Coletiva

3 créditos

Optativas

Análise de dados em pesquisa qualitativa em saúde com auxílio do software ATLAS.ti

Ementa: Aprofundar técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa em saúde, tendo como auxílio o Software Atlas.ti

2 créditos
Bioestatística I

Ementa: Apresentar os princípios e os fundamentos metodológicos que norteiam a construção de evidências científicas do ponto de vista quantitativo, utilizando-se de conhecimento de Bioestatística. Ao final da disciplina, espera-se que os participantes estejam aptos a discutir elementos básicos relacionados aos conceitos de bioestatística, leitura de tabelas e gráficos, medidas de tendência central e de dispersão, testes estatísticos e significância estatística.

2 créditos
Bioestatística Avançada

Ementa: Princípios e os fundamentos metodológicos que norteiam a construção de evidências científicas do ponto de vista quantitativo, utilizando-se de conhecimento de Bioestatística. Conceitos de bioestatística, leitura de tabelas e gráficos, medidas de tendência central e de dispersão, testes estatísticos e significância estatística, tamanho de amostra, análises univariadas e múltiplas.

2 créditos
Bioética

Ementa: Introdução à Ética e à Bioética. Caracterização da Bioética como uma ética inserida na prática multidisciplinar. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Comitês de ética em pesquisa. Dilemas éticos na pesquisa e nas ações de saúde. A bioética e seus grandes conflitos.

2 créditos
Docência em Saúde

Ementa: Elaboração e execução de plano de ensino abrangendo aulas teóricas e práticas na área da Saúde Coletiva. Análise e definição de bibliografias para o ensino na área de saúde. Metodologias e Técnicas de ensino. Definição e elaboração de avaliações do ensino aprendizagem. Habilidades, competências do exercício da docência e da Educação em Saúde.

2 créditos
Informática em Saúde

Ementa: Histórico da Informática em Saúde. Áreas de aplicação da Informática na Saúde. Educação e treinamento em Saúde através da Informática. Pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas. Sistemas de Informação em Saúde. Indicadores de Saúde.

2 créditos
Metodologia da Pesquisa Cientifica

Ementa: Bases de dados bibliográficas; Normas de redação científica (“ABNT” e “Vancouver”); Estrutura do projeto de pesquisa (definição do objeto de estudo, delimitação do tema, construção de hipóteses, objetivos e método de pesquisa); Tendências na pesquisa científica na área de Saúde Coletiva – análise de periódicos nacionais e estrangeiros; Elaboração de projeto de pesquisa.

2 créditos
Novas Tecnologias em Saúde

Ementa: Estudos metodológicos de pesquisa e avaliativos sobre o estado da arte sobre novas tecnologias leves, leve duras e duras, para cuidado em saúde, desenvolvimento tecnológico e ensino em Saúde Coletiva. Agências regulatórias e modelos nacionais e internacionais de fomento.

2 créditos
Pesquisa Qualitativa em Saúde

Ementa: Contexto histórico e filosófico da pesquisa qualitativa em saúde. Correntes e tendências da pesquisa qualitativa em saúde. Tipos e desenhos de pesquisa qualitativa em saúde. Técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa. Aspectos éticos da pesquisa qualitativa em saúde. Apresentação de dados na elaboração de manuscritos na pesquisa qualitativa em saúde.

2 créditos
Planejamento Estratégico em Saúde

Ementa: Teoria Geral da Administração e sua aplicação na área da saúde. Planejamento normativo X planejamento estratégico-situacional. Tecnologias de planejamento aplicadas à administração pública e ao setor saúde. Planejamento em Saúde x Planejamento Governamental.

2 créditos
Saúde Baseada em Evidências

Ementa: Compreensão das múltiplas dimensões da saúde baseada em evidências, processo de formulação da pergunta de pesquisa, formulação de estratégias de busca, introdução à base de dados em saúde, avaliação crítica de evidências em saúde e como aplicar as evidências. Entendimento das práticas de saúde e seus aspectos sociais, históricos e filosóficos. Construção de visão crítica sobre a produção de conhecimento na área da saúde coletiva.

2 créditos
Seminário Especializado

Ementa: Desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e interdisciplinar na construção do conhecimento tendo por referência a epidemiologia, a promoção, educação e gestão em saúde.

2 créditos

Universidade do Extremo Sul Catarinense.