Educação

Educação

Apresentação

As bases da proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) se alicerçam a partir das áreas prioritárias para a Universidade, da análise da demanda e da história de formação, da experiência docente, atuação como pesquisadores, dos aportes teóricos e das produções intelectuais dos professores. O objetivo central é oferecer formação a educadores e educadoras para o exercício da pesquisa e do ensino, em diferentes instâncias educativas, dando ênfase à reflexão e produção crítica.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu, inicialmente com o curso de Mestrado, visa à formação de educadores e educadoras para o exercício da pesquisa e do trabalho pedagógico em Instituições de ensino e demais espaços educativos. Prioriza a reflexão e a produção críticas por meio de três linhas de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Educação, Linguagem e Memória” e “Formação e Gestão em Processos Educativos”. Nesse sentido, o Mestrado em Educação tem por objetivos:
a) promover a compreensão dos diferentes processos de apropriação e produção do conhecimento e suas implicações nas relações pedagógicas em diversos espaços e tempos;
b) oferecer suportes teórico-metodológicos para a formação de pesquisadores;
c) possibilitar a formação de profissionais que possam intervir criticamente na organização e efetivação de processos educativos;
d) incentivar e consolidar grupos de pesquisa na área da Educação, articulados à produção científica e identificados com o desenvolvimento de contextos e processos educacionais.

Disciplinas

  • Disciplinas Obrigatórias
  • Educação e Teoria do Conhecimento
  • Teoria e Método na Pesquisa em Educação

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Para saber mais sobre o PPGE, clique aqui!

Índices de Qualidade

  • Ranking Universitário Folha - RUFSegundo o Ranking Universitário Folha - RUF, a Unesc ficou em 1º lugar em Pesquisa entre as Universidades não estatais de Santa Catarina.

Linhas de Pesquisa

Educação, Linguagem e Memória

História e Historiografia da Educação. Textos literários, imagens e linguagens artístico-culturais e formação de sujeitos. Funções histórico-sociais dos códigos estéticos e das Instituições educativas. Memória, identidades e representações culturais nas escolas e demais instâncias educativas.

Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos

Bases teórico-metodológicas do conhecimento, que sustentam os processos pedagógicos. Elaboração e apreensão de conceitos nas práticas pedagógicas. As abordagens de desenvolvimento e aprendizagem. Relações entre saberes cotidiano e científicos.

Formação e Gestão em Processos Educativos

Bases teórico-práticas de formação e gestão em processos educativos, escolares e não escolares. Currículo. Saberes e práticas pedagógicas. Avaliação de sistemas e processos educativos.

Fale com a gente

  • Horário: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Secretaria: (48) 3431 2594
  • Endereço: Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - CEP: 88806-000 - Criciúma-SC - Bloco Q - Sala 15
  • E-mail: ppge@unesc.net