Estágio

Informações sobre o Estágio Curricular Obrigatório

O fortalecimento do estágio curricular obrigatório e não obrigatório entendido como um ato educativo e formativo dos cursos, de acordo com a Lei. No 11.788/2008. O estágio obrigatório é concebido como um processo educativo, previsto na matriz curricular, que objetiva vivenciar situações práticas do exercício profissional, possibilitando ao acadêmico a compreensão do seu papel social junto à comunidade. O estágio curricular não obrigatório é concebido como aquele em que o acadêmico faz por opção, estando vinculado ao currículo e atendendo às especificidades da área do curso.

O estágio, nos cursos da UNESC, também é um dos indicadores de reflexão-ação do curso nas reformulações dos currículos. Esta via de mão dupla entre universidade e escolas, contribui para a análise e ações desencadeadas pelos cursos, visando sempre preparar o profissional para o mercado de trabalho.

As normas gerais para a realização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios na UNESC estão explicitadas, em consonância com a legislação vigente, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Estatuto e o Regimento Geral da Instituição, na Res. 13/2013/ CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. Quanto ao aspecto relacionado aos estágios, cada curso tem a sua especificidade, atendendo a carga horária de acordo com o que preconiza a legislação específica a cada curso.

A descrição da operacionalização dos Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios está contextualizada no regulamento de trabalhos de curso, aprovado pelas Resoluções n.19/2009/COLEGIADO UNACSA e n.20/2009/COLEGIADO UNACSA. Já o Estágio Obrigatório, aprovado pela Resolução n.24/2009/COLEGIADO UNACSA e n.26/2009/COLEGIADO UNACSA, tem como principal objetivo “vivenciar situações práticas do exercício profissional, possibilitando ao acadêmico a compreensão do seu papel social junto à comunidade e interagindo com ela por meio da experimentação do referencial teórico-prático construído durante o curso, por meio do ensino, pesquisa e extensão”. É preciso esclarecer que o Estágio Obrigatório foi configurado para ser realizado em espaços estruturados na Universidade (Centro de Práticas Administrativas – CPAD), que através da mediação entre docente e discente, buscam no ambiente organizacional situações práticas para serem trabalhadas nos laboratórios. Vale ainda destacar, que ao final de cada semestre/Estágio, o discente terá que apresentar um relatório que descreva os resultados das experiências teórico-práticas adquiridas, cuja avaliação será realizada pelos professores da disciplina.

Resolução