imagem do site

Fase I

Fase I – Formulação da Estratégia

Esta é a fase em que a estratégia da Unesc será concebida. Ou seja, é o momento de definir a direção e o foco das atividades da Unesc no longo prazo.
Para tanto, será realizada a análise dos ambientes interno e externo. A análise do ambiente interno busca entender quais são as fragilidades presentes atualmente na instituição, bem como as vantagens que ela sustenta em relação aos seus concorrentes. Já o entendimento do contexto externo à instituição, visa analisar os fatores e tendências que podem favorecer ou ameaçar a sua atuação no futuro.

Uma vez compreendido o contexto em que a Unesc está inserida, é possível tomar decisões mais conscientes sobre o posicionamento estratégico da própria instituição, bem como das unidades acadêmicas, Colégio e Iparque. O posicionamento envolverá as seguintes definições:

•Segmentos a competir: priorização de regiões e grupos de clientes a serem atendidos;
•Proposta de valor: seleção dos atributos que caracterizarão a oferta da Unesc aos segmentos de clientes priorizados (por exemplo, alta qualidade e boa relação custo/benefício);
• Portfólio: estabelecimento dos cursos e serviços a serem ofertados aos diferentes segmentos de clientes;
•Posicionamento de preço: estabelecimento de referencial de preço, considerando os segmentos de clientes priorizados, a proposta de valor definida e o portfólio de cursos e serviços composto, bem como o nível de concorrência encontrado no mercado.

Por fim, a Unesc deverá revisitar a sua Missão, Visão e Valores, verificando se esses elementos precisam ser atualizados ou modificados em função dos novos posicionamentos estratégicos e da análise de ambientes interno e externo.