imagem do site

O Planejamento

Onde estaremos em 10 anos?

Responder a essa questão de forma precisa e consistente é o principal objetivo da Unesc ao iniciar o seu novo ciclo de Planejamento Estratégico, que terá o olhar voltado para os próximos 10 anos (2015-2025). Para esse ciclo, a instituição escolheu conduzir o planejamento de forma participativa, envolvendo funcionários, comunidade acadêmica e a sociedade em geral, buscando construir um futuro que seja compartilhado e desejado por todos.

Planejar a estratégia é um exercício fundamental para que qualquer organização defina a direção e o foco das suas atividades no longo prazo, considerando o ambiente em que atua. Para a Unesc, essas definições de direção e foco tratam, por exemplo, de como a instituição deverá se posicionar no mercado até 2025, definindo claramente em que regiões atuar e o portfólio de cursos e serviços que deverá ofertar em cada uma delas.

A simples definição de direção e foco, no entanto, não são suficientes. O Planejamento Estratégico vai além e ajuda a organização a entender como ela deverá se organizar internamente para que trilhe o caminho que foi traçado por ela rumo ao futuro desejado. Isso significa que a Unesc deverá identificar as potenciais transformações internas que deverá promover para executar sua estratégia, o que pode incluir alterações de processos, infraestrutura, tecnologias, entre outras.