Tecnologia em Jogos Digitais

imagem do site

Diferenciais

O Curso de Tecnologia em Jogos Digitais tem curta duração em relação às graduações de bacharelados e licenciaturas. Como foco do tecnólogo é a atuação no mercado de trabalho, o graduado torna-se profissional em espaço de tempo menor e com a mesma qualidade de quem passa mais tempo na universidade.
O curso novo vem contemplar um mercado novo. Ou seja, suprir uma demanda recente no cenário de desenvolvimento de jogos no país e um mercado carente em profissionais com formação.
Com o mercado ainda em construção, o curso vai preparar seus egressos para atuarem em funções catalogadas e não catalogadas pelo Ministério do Trabalho.
Em suma, o curso de Jogos Digitais formará profissionais em uma área absolutamente nova e em desenvolvimento no Brasil.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também em programas vinculados ao Artigo 170 e projetos de extensão.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Com o uso de ferramentas de criação de jogos para diferentes plataformas computacionais, o acadêmico poderá gerir projetos de sistemas de entretenimento digital em todas as suas fases, para uso em rede, local ou para dispositivos móveis, criando desde roteiros e interfaces para o usuário final até programação multijogador on-line, utilizando-se de técnicas avançadas de realidade virtual e inteligência artificial objetivando uma experiência inovadora para o mercado de jogos.

Temáticas

A graduação em Tecnologia em Jogos Digitais objetiva repassar uma série de conhecimentos técnicos para projetar e planejar todas as etapas de criação de um Jogo Digital, do roteiro, da concepção dos personagens às estratégias e seu desenvolvimento.
Na grade curricular estão disciplinas de Roteiros, Matemática para Jogos, Introdução à Computação, Sociologia, Fundamentos de Jogos, Laboratório de Jogos, Algoritmos e Estruturas de Dados, Projeto de Jogos Digitais, Animação Computadorizada, Interação Humano-Computador, Processamento Gráfico, Motores de Jogos, Ferramentas de Design, Física para Jogos, entre outras.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital desenvolvendo produtos de software tais como Jogos Educativos, Simulações 2D e 3D, Treinamento e Recrutamento, Marketing e Publicidade, Jogos de ação, aventura, estratégia e demais gêneros.
Hoje, o país é o quarto maior consumidor de jogos do mundo com cerca de 35 milhões de usuários e lidera o crescimento no mercado mundial. Com esse mercado, as previsões para quem trabalha na área também são promissoras.

Perfil do Profissional

O profissional de Tecnologia em Jogos Digitais deverá:
Desenvolver programas de computador e sistemas para Jogos em diferentes plataformas;
Atuar no mercado de trabalho desenvolvendo Jogos para diversas plataformas computacionais;
Projetar e planejar todas as etapas de criação de um Jogo Digital, do roteiro, da concepção dos personagens às estratégias e seu desenvolvimento;
Modelar, especificar, implementar, implantar e validar projetos de Jogos Digitais;
Utilizar as mais modernas tecnologias e técnicas de desenvolvimento de jogos visando produtos de software de qualidade;
Compreender as áreas do processamento gráfico como computação gráfica, processamento de imagens, realidade virtual, interfaces e visão computacional;
Participar de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de Jogos Digitais;
Ter visão empreendedora de negócio, compreendendo a diversidade encontrada no mercado de Jogos Digitais;
Possuir responsabilidade social, justiça e ética profissional;
Ter uma visão crítica e consciente do impacto de sua atuação profissional na sociedade;

Turno - Duração

Matutino - Mínimo de 2 anos e meio