Ciências Biológicas

imagem do site

Diferenciais

Corpo docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem pesquisas e consultorias em vários projetos ambientais.
Infraestrutura com biblioteca, herbário, horto florestal, unidade de zoologia, laboratórios do IPAT, de informática, de Interação Animal Planta, de ecologia de paisagem e vertebrados, de química, de anatomia, de bioquímica, de biofísica, de microscopia, de botânica, de ensino de ciências e biologia.

Ressalta-se que o curso de Ciências Biológicas - Bacharelado apresenta-se adequado as Resoluções do Conselho Federal de Biologia Nº 300, de 7 de Dezembro de 2012 que estabelece os requisitos mínimos para o Biólogo atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outras atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção e Nº 227/2010 que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e as Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção, para efeito de fiscalização do exercício profissional. O licenciado pode realizar sua complementação de carga horária conforme as respectivas resoluções em disciplinas e diversas atividades acadêmicas promovidas pela UNESC.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

O licenciado estará apto a ser um educador para atuar no Ensino Fundamental e Médio, com sólida formação biológica e didático pedagógica.
O bacharel estará apto a atuar na área de genética, botânica, zoologia, histologia, ecologia, manejo de recursos naturais (fauna e flora), educação ambiental e microbiologia, programando e executando experimentos.

Temáticas

A graduação em Ciências Biológicas traz, em seu programa, uma proposta que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida, sempre dando ênfase ao manejo de recursos naturais. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas e químicas do meio, do modo de vida e da organização e funcionamento das diferentes espécies e sistemas biológicos.

Mercado de Trabalho

Bacharelado: Instituições de pesquisa científica, em órgãos governamentais, em empresas prestadoras de serviços, públicas e privadas, áreas de proteção ambiental, em herbários, em jardins zoológicos, como profissional autônomo, prestando consultoria, perícia, assessoria técnica, centro de pesquisas, laboratórios, museus, parques ecológicos, jardins botânicos e reservas biológicas.

Licenciatura: Instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas e particulares.

Perfil do profissional

O graduado em Ciências Biológicas é um profissional atuante, inquisitivo, pesquisador, com conhecimento amplo e integrado das várias áreas biológicas. Ele tem sensibilidade social e preocupação com equilíbrio ambiental, utilizando seu conhecimento para contribuir na solução de problemas socioambientais da sociedade na qual está inserido.
O licenciado ainda leva consigo a consciência da responsabilidade como educador.

Turno - Duração

Para os alunos da matriz 3, o curso tem duração de 4 anos - Matutino.

Para os alunos da matriz 1, o curso tem duração de 4,5 anos - Noturno.

Licenciatura - 4 anos