imagem do site

Atividades

Acolhimento em Terapias Complementares

Tratamento individual com enfermeira especializada contemplando anamnese, Arteterapia, Relaxamento Físico Mental, Musicoterapia e Cromoterapia, Reiki, Aromaterapia, Auriculoterapia, Massoterapia e Shiatsu, Geoterapia, Plantas Medicinais e Terapia Floral.
Os atendimentos ocorrem semanalmente com horários pré-agendados com a secretaria do programa.

Tour Unesc

Este programa ocorre uma vez por mês com no máximo 25 pessoas, a inscrição é feita com a secretaria do programa. O programa proporciona conhecimento integral da instituição por todos seus colaboradores. Promove a integração geral de colaboradores que passam a se conhecer e saber dos locais de cada um. Especialmente, ao tomar conhecimento dos trabalhos e projetos da universidade como um todo e seu alcance social, o colaborador se apropria da Missão Institucional promovendo sentimento pessoal de pertencimento à Instituição passando a atribuir sentido ao seu trabalho.

Meditação e Bem Estar

Estudos sérios estão afastando as dúvidas que costumavam pairar sobre a prática e mostram que ela é extremamente eficaz no tratamento do stress e da insônia, pode diminuir o risco de sofrer ataque cardíaco e até melhorar a reação do organismo aos tratamentos contra o câncer. A receita para lidar com as dezenas de problemas do dia a dia é sentar, abandonar passado, abandonar futuro e trazer toda a atenção para o momento presente.
A meditação ocorre toda quarta-feira das 17h30 às 18h30 na sala de dança.

Tai Chi Chuan

Tai Chi é uma das maiores heranças culturais da China. Há muito tempo aceito na China como um exercício ideal para vida longa e bem estar, as pessoas hoje praticam Tai Chi como uma arte, uma forma de medicina preventiva, um programa de manutenção da saúde, assim como, um programa de fitness e terapia difundida no mundo todo. O Tai Chi ocorre toda quarta-feira das 17h30 às 18h30 na sala de dança.

Queima de Ateliê

Esta iniciativa busca dar visibilidade às produções desenvolvidas pelos acadêmicos e professores do Curso de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado) em diferentes linguagens visuais – escultura, pintura, gravura, xilogravura, serigrafia, peças cerâmicas e desenho ao mesmo tempo em que possibilita um espaço de contato com a arte e convivência social entre os colaboradores da Unesc. O evento consiste em expor e comercializar, em valores acessíveis, as produções artísticas do curso. O que possibilita uma aproximação à arte e uma experiência estética que pode despertar aspectos não racionais na percepção dos indivíduos.
A queima de ateliê ocorre anualmente em parceria com o curso de artes visuais.

Oficinas de Trabalhos

Atividade mensal ou bimestral que reúne grupos de até 10 pessoas por encontro (sendo normalmente três encontros por edição) em torno de uma atividade artesanal. Mais do que a confecção de peças ou utensílios variados, a atividade ganha valor suplementar no encontro, na integração, na roda de conversa que reproduz um quase extinto hábito das comunidades mais tradicionais, integrando as pessoas, criando e fortalecendo laços de amizade.

Saídas de Campo

No final de cada ano, desde 2013, a Unesc disponibiliza um dia de presente para os funcionários que se inscreverem na Saída de Campo. Esta é uma atividade que reúne três grupos de 50 funcionários e, em datas diferentes, os encaminha para a realização de trilhas, vivências e dinâmicas de integração.
O contato íntimo com a Natureza e a convivência descontraída com colegas é cenário ideal para formar e fortalecer vínculos de amizade e reacender em nós o sentimento de pertencimento, consciência ambiental e responsabilidade coletiva.

Ginástica Laboral

Como registra a própria profª Bárbara Alvarez, coordenadora de Ginástica Laboral do Ânima, “as empresas cada vez mais investem em treinamentos, incentivam a continuidade dos estudos, oferecem cursos sobre cuidados com a saúde, enfim, investem no capital humano, aceitando a ideia das organizações como organismo vivo.” Isto irá influenciar diretamente na saúde da empresa e quem saí ganhando são os próprios trabalhadores. Assim cada vez as organizações investem no seu maior tesouro: os recursos humanos. (ALVAREZ, 2001). A Ginastica Laboral ocorre semanalmente (duas ou três vezes por semana em cada setor) com aula de 15 minutos.

Atividades Esportivas

A vinculação da prática esportiva com saúde e qualidade de vida é de pleno reconhecimento da sociedade em geral. Empírica e popularmente, ou científica e academicamente, esse reconhecimento tem ganhado cada vez mais fundamentação e mobilizado cada vez mais pessoas às práticas esportivas e corporais as mais variadas. No caso de jogos coletivos quando realizados em âmbito interno (organizacional), além dos ganhos relacionados à saúde, qualidade de vida e combate ao estresse, essa prática é fator de integração e fortalecimento de laços importantes para a vida no trabalho. As atividades ocorrem semanalmente com as seguintes modalidades:

  • Futebol Masculino livre – Segunda-feira das 18h15min às 19h15min – (ginásio 1)
  • Voleibol Misto – Quarta-feira das 18h às 19h (ginásio 2 – colégio unesc)
  • Futsal Feminino – Quinta-feira das 18h às 19h (ginásio 1)
  • Futebol Masc Sênior - Quinta-feira das 20h às 21h (ginásio 1)
  • Voleibol Misto – Sábado das 9h30min às 11h (ginásio 2 – colégio unesc)