logomarca da Unesc

Farmácia Escola

Farmácia Escola

É uma iniciativa instituída através de convênio entre a UNESC e a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Este componente é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (link) publicados pelo Ministério da Saúde. As regras de funcionamento do CEAF são estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.


Qualquer pessoa residente do município de Criciúma pode realizar a solicitação do medicamento, independentemente de classe socioeconômica. Para isso, o medicamento prescrito deve fazer parte da lista de medicamentos disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina. Saiba quais são os medicamentos disponibilizados no link (clique aqui).


Para receber estes medicamentos o paciente deve fazer uma solicitação, através de um processo administrativo, que deverá ser aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde. Para abertura do processo administrativo, o paciente ou seu responsável, deve apresentar, na Farmácia Escola, entre às 13h30 e 17h, os seguintes documentos:

  • prescrição médica original, contendo o nome genérico do medicamento e o CID da doença, com validade de no máximo um mês;
  • cópia da carteira de identidade e do CPF;
  • cópia do Cartão Nacional de Saúde;
  • comprovante de residência atual.

Informações Importantes

  • Todos os medicamentos disponibilizados pela Farmácia Escola são fornecidos pelo serviço público de saúde.
  • Apenas pessoas residentes em Criciúma podem ser atendidas (conforme Portaria específica do Ministério da Saúde).
  • Este é um serviço vinculado ao Sistema Único de Saúde.