imagem do site

O que é o Enem?

O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - é um exame de caráter individual e voluntário ofertado anualmente para alunos que estão ou já concluíram o Ensino Médio, pessoas que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos privados de liberdade e aos que estão fora do sistema escolar regular.

O Enem é pago?

Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2016 em escola pública, declarada ao Censo da Educação Básica, são automaticamente isentos. Os demais participantes que tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo e meio mediante declaração de carência, no ato da inscrição, também estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os demais pagam o valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais).

Vantagens

Bolsas de Estudo

ProUni
Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.

 Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa:
1) ter renda familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%);
2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral.

E mais, quem não satisfaz ao critério de estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Importante
Quem fez o Enem em 2014 pode concorrer ao Prouni também no segundo semestre de 2015 e quem fez o Enem em 2015 pode concorrer nos dois semestres de 2016.

Financiamentos

Fies

O Fies é um programa de financiamento do Governo Federal criado em 1999 e destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior e obter a média aritmética de no mínimo 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento e não zerar na redação.

O Fies é mais uma forma de você realizar o sonho de concluir um curso do ensino superior.

Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.

Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.