Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Novos membros da Cipa participam de capacitação

Novos membros da Cipa participam de capacitação
Curso aborda temas como combate a incêndios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho e sobre primeiros socorros, EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), Plano de Ação, Mapa de Risco e combate a incêndios são alguns dos temas abordados durante esta semana no curso de capacitação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). De segunda a quinta-feira (28/11 a 1º/12) e na próxima quarta-feira (7/12) os funcionários que compõe a nova gestão da Cipa da Unesc passam pela capacitação.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, e tornar permanente o cuidado com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Os membros da nova gestão vão atuar entre 2016 e 2017. A posse ocorre em 15 de dezembro.

O curso de capacitação é realizado por profissionais da Universidade e organizado pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 20:08
Compartilhar Comente

Colaboradores escolhem representantes da CIPA em 2017

Colaboradores escolhem representantes da CIPA em 2017
Urnas de votação estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30 (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os funcionários e professores da Unesc já podem escolher os representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A eleição, para a gestão 2016/2017, ocorre de  segunda a quarta-feira (7 a 9/11). Os colaboradores vão eleger quatro candidatos para as vagas de titular e três como suplentes.

“Votar é importante para assegurarmos bons representantes aos funcionários. Escolher quem vai buscar melhores condições para nosso trabalho, garantindo assim um ganho também em qualidade, que beneficia a Unesc”, comentou a telefonista da Universidade, Tuelli Fonseca.

Locais de votação

As urnas estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30 em três locais: no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), com uma urna itinerante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2016 às 16:18
Compartilhar Comente

CIPA seleciona novos membros

CIPA seleciona novos membros
Eleição dos candidatos ocorre nos dias 7, 8 e 9 de novembro Mais imagens

Os funcionários e professores da Unesc podem se candidatar a membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). As inscrições, para a gestão 2016/2017, ficam abertas de 13 a 20 de outubro. Os candidatos vão concorrer a quatro vagas para titular e três como suplente.

Inscrições 

O cadastro de candidatos será realizado no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) no Bloco Administrativo da Universidade, sala 13, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Eleições 

A eleição para escolha dos novos representantes da Comissão será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30. As urnas de votação estarão disponíveis no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque, com uma urna itinerante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de outubro de 2016 às 11:41
Compartilhar Comente

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia
Sérgio Bruchchen foi a atração da tarde desta terça da Sipat (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O que um cabo de panela para fora do fogão, um piso liso e líquidos perigosos em garrafas de refrigerantes têm em comum? Todos são “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia... Mas impactantes se ocorrem”, tema da palestra da tarde desta terça-feira (13/9) da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Unesc.

O encontro foi ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen. Ele é professor da Unesc, com mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Bruchchen tem experiência na área de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, atuando principalmente no tema metodologia pedagógica.

Sipat

A Sipat, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. Durante o evento, cinco equipes participam da 2ª Gincana “Eu faço a diferença, quando eu participo”, que encerra nesta quarta-feira, quando será conhecido o vencedor, no Auditório Ruy Hülse, a partir das 15h30. Antes, às 15 horas, no mesmo local, ocorre um Aulão de Ginástica Laboral.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 13 de setembro de 2016 às 17:11
Compartilhar Comente

Paródias marcam abertura da Semana de Prevenção de Acidentes

Paródias marcam abertura da Semana de Prevenção de Acidentes
Equipes desenvolveram apresentações a partir de temas relacionados a Semana de Prevenção Mais imagens

A criatividade dos colaboradores, com muita alegria, invadiu a abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Unesc nesta segunda-feira (12/9). Durante o evento, as cinco equipes participantes da 2ª Gincana “Eu faço a diferença, quando eu participo” apresentaram paródias sobre os temas: Prevenção de acidentes de trabalho; Pessoas com deficiência, Uso de EPI’s; Doenças Ocupacionais; Semana de Trânsito.

A Sipat, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. Durante a Gincana ocorrem atividades de cunho educativo, social e ambiental.

“É uma alegria vir aqui e presenciar esse envolvimento de vocês. De vê-los integrados nesta semana de prevenção de acidentes de trabalho”, destacou o reitor da Unesc Gildo Volpato.

A abertura da Sipat também contou com a presença da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato; do representante do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), Edson Luis da Silva; da presidente e do vice-presidente da Cipa, Zoraide Rocha e Eder Costa Cechella; e do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Franciel Tupã.

Palestra nesta terça

Mais que diversão e integração, a Sipat também oferece conhecimento. Professores e funcionários estão convidados a participar da palestra “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia, mas impactantes se ocorrem”. O encontro ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen ocorre terça-feira (13/9), a partir das 14 horas, no Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 12 de setembro de 2016 às 17:47
Compartilhar Comente