Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente

Novos membros da Cipa participam de capacitação

Novos membros da Cipa participam de capacitação
Curso aborda temas como combate a incêndios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho e sobre primeiros socorros, EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), Plano de Ação, Mapa de Risco e combate a incêndios são alguns dos temas abordados durante esta semana no curso de capacitação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). De segunda a quinta-feira (28/11 a 1º/12) e na próxima quarta-feira (7/12) os funcionários que compõe a nova gestão da Cipa da Unesc passam pela capacitação.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, e tornar permanente o cuidado com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Os membros da nova gestão vão atuar entre 2016 e 2017. A posse ocorre em 15 de dezembro.

O curso de capacitação é realizado por profissionais da Universidade e organizado pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 20:08
Compartilhar Comente

Colaboradores escolhem representantes da CIPA em 2017

Colaboradores escolhem representantes da CIPA em 2017
Urnas de votação estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30 (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os funcionários e professores da Unesc já podem escolher os representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A eleição, para a gestão 2016/2017, ocorre de  segunda a quarta-feira (7 a 9/11). Os colaboradores vão eleger quatro candidatos para as vagas de titular e três como suplentes.

“Votar é importante para assegurarmos bons representantes aos funcionários. Escolher quem vai buscar melhores condições para nosso trabalho, garantindo assim um ganho também em qualidade, que beneficia a Unesc”, comentou a telefonista da Universidade, Tuelli Fonseca.

Locais de votação

As urnas estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30 em três locais: no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), com uma urna itinerante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2016 às 16:18
Compartilhar Comente

CIPA seleciona novos membros

CIPA seleciona novos membros
Eleição dos candidatos ocorre nos dias 7, 8 e 9 de novembro Mais imagens

Os funcionários e professores da Unesc podem se candidatar a membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). As inscrições, para a gestão 2016/2017, ficam abertas de 13 a 20 de outubro. Os candidatos vão concorrer a quatro vagas para titular e três como suplente.

Inscrições 

O cadastro de candidatos será realizado no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) no Bloco Administrativo da Universidade, sala 13, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Eleições 

A eleição para escolha dos novos representantes da Comissão será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30. As urnas de votação estarão disponíveis no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque, com uma urna itinerante.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de outubro de 2016 às 11:41
Compartilhar Comente

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia

Palestra aborda perigos e riscos encontrados no dia a dia
Sérgio Bruchchen foi a atração da tarde desta terça da Sipat (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O que um cabo de panela para fora do fogão, um piso liso e líquidos perigosos em garrafas de refrigerantes têm em comum? Todos são “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia... Mas impactantes se ocorrem”, tema da palestra da tarde desta terça-feira (13/9) da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Unesc.

O encontro foi ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen. Ele é professor da Unesc, com mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Bruchchen tem experiência na área de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, atuando principalmente no tema metodologia pedagógica.

Sipat

A Sipat, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. Durante o evento, cinco equipes participam da 2ª Gincana “Eu faço a diferença, quando eu participo”, que encerra nesta quarta-feira, quando será conhecido o vencedor, no Auditório Ruy Hülse, a partir das 15h30. Antes, às 15 horas, no mesmo local, ocorre um Aulão de Ginástica Laboral.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 13 de setembro de 2016 às 17:11
Compartilhar Comente