Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Professores e funcionários se preparam para representar a Unesc na Cofafe

Professores e funcionários se preparam para representar a Unesc na Cofafe
Interessados ainda podem se inscrever até sexta-feira (5/10) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os funcionários e professores universitários de Santa Catarina iniciaram a contagem regressiva para a Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) e os colaboradores da Unesc estão se preparando para manter a tradição vencedora da Universidade. A programação conta com jogos, atrações e integração e a Confraternização ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro na Furb, em Blumenau. Os colaboradores da Unesc não inscritos, ainda podem participar, pois o período de inscrição se encerra nesta sexta-feira (5/10).

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e um dos integrantes da comissão organizadora do evento na Unesc, Edson Luiz da Silva, conta que a Cofafe é um evento de grande tradição e uma grande experiência. “Vai além de competir. A Confraternização proporciona novas amizades, novos conhecimentos e grandes momentos ao lado dos colegas de Universidade. Quem vai não esquece do espírito de união e das emoções durante as partidas, assim como também não esquece as pessoas que lá conhece”, afirma.

As competições reunirão mais de 600 participantes em quatro dias e a Unesc é a Instituição de Ensino com a maior delegação nesta edição, ultrapassando 120 pessoas. A Universidade será representada em todas as modalidades, sendo elas bocha, balão 23, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço livre e sênior, futsal livre e sênior, jogos eletrônicos, natação, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, vôlei e xadrez.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, enfatizou a importância do evento e agradeceu a quem vestirá a camisa da Unesc. “É um momento de confraternização, de estar entre amigos e celebrar juntos. É perceptível o empenho dos participantes e não podemos deixar isso enfraquecer. A quem vai representar a nossa Universidade, desde já desejamos boa sorte e agradecemos pela vontade de conquistar em nome da Unesc”, destaca.

Inscrições

Interessados em participar deverão enviar um e-mail para cofafe@unesc.net, com nome, contato, RG e CPF, código de funcionário ou professor e uma foto. Mais informações no telefone 3431- 2694.

Unesc na Cofafe

Em 16 participações, a Universidade tem um dos melhores desempenhos entre as Instituições participantes, subindo no pódio dez vezes. Seu quadro de conquistas conta com o 1º lugar geral em quatro edições, uma delas em casa, no ano de 2012. A Unesc ainda alcançou a 2ª colocação quatro vezes e a 3ª posição outras duas vezes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de outubro de 2018 às 18:38
Compartilhar Comente

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas
Evento será realizado na quinta-feira (4/10) no Auditório Edson Rodrigues (Foto:Divulgação) Mais imagens

A reunião anual das entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina será realizada este ano em Criciúma, nesta quinta-feira (4/10), a partir das 13h30. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) sediará o evento, que tem como principal objetivo promover o compartilhamento de boas práticas em saúde e segurança no trabalho.

Neste ano, professores do mestrado em Direito da Unesc farão palestras breves, de cerca de 30 minutos. Uma delas será do juiz titular da Vara do Trabalho de Araranguá e gestor auxiliar do PTS no estado, Rodrigo Goldschmidt. Ele falará sobre violência no ambiente do trabalho, tema central do Programa no biênio 2018/2019. Também serão abordados, em outras palestras, os desafios e soluções relacionados ao trabalho da mulher e do jovem aprendiz.

“Essas falas são uma forma de dar um peso mais científico ao evento, aliando o conhecimento teórico à já tradicional apresentação de boas práticas”, explica um dos dois gestores regionais do Programa, juiz do Trabalho Ricardo Jahn, que está organizando o evento – o outro gestor regional é o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, que estará presente no evento.

Três empresas vão apresentar boas práticas: a Cerâmica Eliane, de Criciúma; o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Siticom), de Joaçaba e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Santa Catarina é o quarto estado com mais acidentes e doenças do trabalho registrados no país, totalizando 38 mil ocorrências ao ano – 118 delas fatais. Entre as atividades com maior número registros estão: o trabalho nas fundições de ferro e aço, o atendimento hospitalar e o abate de suínos e aves. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social, elaborado pelo INSS, e não levam em conta ocorrências no serviço público e na economia informal.

O Programa Trabalho Seguro conta, atualmente, 112 entidades parceiras somente em Santa Catarina, incluindo empresas privadas, instituições públicas e sindicatos de patrões e empregados.

Colaboração: TRT-SC - Comunicação Social

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de outubro de 2018 às 16:56
Compartilhar Comente

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo
Mais imagens

As ações do Setembro Amarelo continuam na Universidade. Nesta segunda-feira (24/9) o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) reuniu funcionários da Unesc para uma conversa sobre saúde mental. O encontro, em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo, abordou o tema “Precisamos falar sobre suicídio” e esclareceu dúvidas, diferenciou mitos e verdades, conscientizou os participantes sobre como agir em determinadas situações e alertou sobre os sinais da depressão.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2018 às 10:30
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc conversam sobre suicídio

Colaboradores da Unesc conversam sobre suicídio
Evento foi realizado em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) reuniu os colaboradores da Unesc para uma conversa sobre saúde mental. O encontro, em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo, ocorreu nesta segunda-feira (24/9) e abordou assuntos relacionados ao Setembro Amarelo.

Com a temática “Precisamos falar sobre suicídio”, o evento esclareceu dúvidas, diferenciou mitos e verdades, conscientizou os participantes sobre como agir em determinadas situações e alertou sobre indícios da depressão.

Saiba mais

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada três segundos ocorre uma tentativa de suicído no mundo e a cada quarenta segundos uma pessoa tira a própria vida. Buscando reduzir esses números, a Organização alerta para sinais emocionais, palavras sobre tirar a própria vida, afastamento de familiares e amigos e mudanças de rotina. Para a OMS a solução mais indicada é a conversa e a busca de auxílio profissional.

Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo


Com a missão de promover o bem-estar, o Instituto é referência internacional sobre saúde mental e conta com profissionais, estrutura ampla e tratamento humanizado. Clique aqui para saber mais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de setembro de 2018 às 17:27
Compartilhar Comente (1)

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida
Evento contou com palestra, apresentação do Coral Unesc e dinâmica de ginástica laboral (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) iniciou suas atividades nesta terça-feira (11/9), com integração e uma conversa sobre qualidade de vida, foco e motivação no âmbito de trabalho. A palestra foi ministrada pelo consultor Ari Azambuja e reuniu os colaboradores no Auditório Ruy Hülse.

A Pró-Reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, deu destaque as atividades integrativas e falou sobre a importância da saúde para a qualidade de vida. “Ser saudável vai muito além de fazer exames ou visitar o médico. Ser saudável é viver bem. Para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho, precisamos de um esforço em conjunto, onde todos se ajudem e olhem pelo próximo. Devemos contribuir para que nossa Universidade tenha um espaço seguro e agradável para todos colaboradores que cuidam de nossa Instituição”, ressaltou Indianara.

Além da palestra de Azambuja, a abertura do evento contou com a apresentação do Coral Unesc e com uma dinâmica de ginástica laboral, realizada pelo profissional de Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc Dafferson da Silva Borba.

Voz do colaborador


No início do ano, durante o planejamento das atividades, os organizadores ouviram os funcionários da Universidade e selecionaram ideias de interesse dos participantes. “Quando questionamos os colaboradores os três itens mais solicitados foram os minicursos, as palestras e as atividades complementares, como orientação nutricional, dicas de autocuidado com a imagem e exposições de melhorias no campus”, explicou o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Marlon Zilli.

Cultura de paz

Nesta 12ª edição, a confraternização vai contar com um novo formato, deixando de lado a competitividade e focando na cultura de paz. “Queremos promover algo diferente. Vamos trabalhar com os pilares da integração, da união e da cultura de paz”, frisou Marlon.

Cronograma

Nos dias 12 e 13 ocorrerão os minicursos. Já no dia 14, ocorre o encerramento da Sipat, com a palestra "A importância da vitamina D para o trabalhador", com médico nutrólogo, Vitor Benincá, egresso da Unesc.

A Sipat


O evento tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores da instituição sobre a importância da segurança no local de trabalho, evitando acidentes, e promover ações de saúde e qualidade de vida entre os colaboradores. “A Sipat é um momento de alegria, conhecimento e integração. Confiamos que os valores obtidos aqui não serão esquecidos e vão contribuir com o dia a dia do funcionário tanto na Unesc quanto em casa”, afirmou a Médica do Trabalho do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Unesc), Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza.

A 12ª Sipat conta com o patrocínio da Universitário Auto Clean, Blend Bryggeri, The Nose Mustache, Odontologia Unesc, Esthetiq Consultoria em Beleza, Instituto de Idiomas da Unesc, Posto Pellegrin III, Família Rosso Restaurante, Pizzarella, Studio Léo Marquez, Viaggitur Viagens e Turismo e Loja Dedal de Ouro, do Shopping Della. O evento é organizado em parceria com DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, Bera D'Agua Confecções, Supermercados Lisandra e Giro Impressão Digital.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de setembro de 2018 às 18:15
Compartilhar Comente