imagem do site

Discutir para transformar adversidades sociais em ações concretas de responsabilidade social.

A globalização da economia faz da Responsabilidade Social um dos novos fenômenos de mercado. A história nos mostra que até o final da década de noventa, apesar dos ciclos da economia, sempre tivemos as empresas voltadas para o mercado e para o cliente. Atualmente percebe-se as empresa orientadas também para o social. As organizações, a partir de uma postura socialmente responsável, vêm investindo em ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluindo programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente, além da instituição de códigos de conduta ética que visam regulamentar o comportamento de seus membros.

Esse movimento se caracteriza fundamentalmente por uma proposta de retomada das questões éticas tanto no âmbito interno das organizações como no seu relacionamento com o público externo, tais como consumidores, clientes, fornecedores, Governo e acionistas, os chamados stakeholders. Porém observa-se que muitas vezes por trás do discurso, que deixa transparecer as boas intenções e as ações socialmente responsáveis possíveis para esse novo paradigma organizacional, existem outras razões que levam as organizações a aderirem ao movimento pelo social, razões essas que nem sempre são assumidas publicamente e, em sua maioria, não são questionadas pelo mundo acadêmico. Embora possam existir exceções, responsabilidade social, é vista como uma maneira de converter obstáculos sociais em oportunidade de negócios, usada como estratégia de marketing visando singularização no mercado e incremento de consumo. Neste contexto apontasse para contradições existentes entre o que as organizações pregam sobre as suas ações sociais e as práticas organizacionais efetivas.

Entenda- se que não cabe aqui julgar essas programas e ações desenvolvidas pelas empresas mas sim, pretende-se com este Seminário, possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o fenômeno da responsabilidade social empresarial no sul do estado de Santa Catarina, e o interesse efetivo das organizações participantes em resolverem as adversidades sociais e ambientais.

Objetivos


• Ampliar a discussão sobre Responsabilidade Social Empresarial disseminando conceitualmente, junto à comunidade civil e empresarial o que é Responsabilidade Social, seus princípios, benefícios e valores;
• Despertar a atenção de empresas, instituições, comunidade acadêmica e comunidade em geral da região sobre os aspectos fundamentais deste tema;
• Estimular ações concretas e viáveis de Responsabilidade Social;
• Incentivar e oportunizar as empresas socialmente responsáveis da região da AMREC demonstrarem a comunidade em geral as sua ações e programas efetivos.

Público-alvo

Profissionais que atuam na área, executivos, empresários, gestores de RH, consultores, instituições, acadêmicos em geral, professores e egressos dos cursos de Tecnologia em Gestão, Administração de Empresas, Economia, Direito, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo.