Engenharia Ambiental e Sanitária

imagem do site

Diferenciais

O acadêmico participa de Programas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável através de cursos e seminários dentro e fora da Universidade.
Incentivo ao espírito empreendedor, por meio da abertura de espaço a novas lideranças, da reprodução de situações reais empresariais de consultoria e do estímulo ao trabalho.
Corpo docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas, que atuam em importantes segmentos ambientais da região.
Infraestrutura com Laboratórios de Saneamento, Química, Física, Físico-Química Ambiental, Engenharia, Informática, Geociências, Microbiologia, Ecotoxicologia Aplicada, Cartografia e Geoprocessamento.
Parcerias com inúmeras empresas, hospitais, prefeituras, fundações, Instituições e indústrias, tendo, inclusive, parceria com a universidade italiana Ca’Foscari Di Venezia e Universidade Científica Del Sul Lima - Peru e Universidade de Santiago de Compostela - Espanha.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Cientifica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Receberá condições necessárias à aplicação prática do que vê na teoria, através de consultorias prestadas a empresas, instituições públicas e privadas, prefeituras, sindicatos, associações, indústrias, comércios e ONGs.
Terá ferramentas técnicas para assessorar e implantar ideias e soluções para problemas ambientais.
Aprenderá a disseminar o uso de técnicas de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Projetar e acompanhar a execução de obras de infraesturutra de saneamento.
Saberá implantar Sistemas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Receberá ferramentas para ser empreendedor.

Temáticas

A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária propicia ao acadêmico a formação em duas grandes áreas: engenheiro gestor ambiental e engenheiro de tecnologia ambiental e sanitária. As disciplinas básicas estão fundamentadas em matemática, física, química e biologia. Na área específica do curso, são oferecidos os conteúdos de planejamento e gestão ambiental, tratamento de água e esgoto, controle de poluição atmosférica, recuperação de áreas degradadas, gestão de resíduos sólidos, auditoria e perícia ambiental, entre outros.

Mercado de Trabalho

Indústrias, empresas, ensino e pesquisa, organizações, instituições, prefeituras, sindicatos, comércios e associações. Pode atuar no manejo de recursos naturais (processos de aproveitamento, proteção, conservação, recuperação), recursos energéticos (fontes tradicionais, alternativas e renováveis), em órgãos públicos e empresas de construção de obras de infraestrutura hidráulica e de saneamento e gestão ambiental (planejamento, prevenção, licenciamento, avaliação e perícia). Possui um grande potencial de empregabilidade na região e em todo país.

Turno - Duração

Matutino - Mínimo de 5 anos