logomarca da Unesc

Serviços

Serviços

Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são realizadas de acordo com os parâmetros estatísticos para as definições de margem de erro, tamanho da amostra e intervalo de confiança. São alguns exemplos: as pesquisas de opinião, de demanda, satisfação de clientes e estudos de localização.

Pesquisas e estudos socioeconômicos

As pesquisas e estudos socioeconômicos correspondem a trabalhos específicos de interesse coletivo regional. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo Ipese já foram realizados: estudos de viabilidade da Barragem do Rio São Bento (Casan); pesquisa de fluxo de veículos para o trecho sul da BR–101 (Queiroz Galvão); referencial socioeconômico do EIA-RIMA da usina Usitesc, entre outros importantes serviços prestados.

Estudos setoriais

Os estudos setoriais geram cartas de conjuntura sobre o mercado de trabalho e comércio internacional das microrregiões de Criciúma e Araranguá. Em relação ao mercado de trabalho, são consideradas as categorias gênero, faixa etária, nível de instrução e faixa salarial. No comércio internacional, são considerados os principais produtos exportados/importados, origem/destino do comércio, preços e relações de troca. O Ipese se utiliza de softwares desenvolvidos especialmente para a prática de pesquisas, podendo realizar quaisquer cruzamentos para atender às expectativas dos clientes.

BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento