logomarca da Unesc

Biomedicina

imagem do site

Diferenciais

O Curso de Biomedicina está em consonância com os ideais de excelência de ensino da UNESC. Todos os professores são altamente capacitados (doutores, mestres ou especialistas), tanto no ciclo de formação básica quanto no profissionalizante. A excelente estrutura física e os laboratórios plenamente equipados possibilitam a interlocução entre teorica e prática desde as primeiras fases.

Os laboratórios de ensino incluem anatomia, química, bromatologia, fisiologia, microscopia, microbiologia, parasitologia, entre outros.

Os acadêmicos são estimulados, desde o início do curso, à produção científica e a participação em eventos nacionais e internacionais.

Facilidades para realização do curso

O aluno que se integra às atividades do curso pode participar de programas de pesquisa e extensão, de acordo com os esditais de Pesquisa e Extensão da UNESC. Além disso, poderá contar com bolsas e programas de financiamento de estudos.

O que você vai aprender

Ao longo do curso, o acadêmico de Biomedicina irá desenvolver habilidades e competências no exercício de atividades referentes às análises de citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem.
O Biomédico egresso da UNESC terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Temáticas

O profissional biomédico estudas técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na profilaxia dos males que atingem o ser humano. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises moleculares, ambientais, de alimentos, imagens e outras.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.

O mercado de trabalho do Biomédico inclui: Acupuntura, Análise Ambiental, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biofísica, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Genética, Hematologia, Histologia Humana, Imagenologia (excluindo interpretação), Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Parasitologia, Patologia Clínica, Perfusão Extracorpórea, Psicobiologia, Radiologia, Reprodução Humana, Toxicologia e Virologia. Para todas elas, o Biomédico poderá atuar em instituições e empresas públicas e privadas podendo ser o responsável técnico, coordenador ou executante respeitando a legislação especifica para cada Habilitação.

Perfil do Profissional

Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes a citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Turno- Duração

Vespertino, com estágios matutinos ou vespertinos - Mínimo de 4 anos (8 semestres).