Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Sistema online

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Canal de interação entre professores e acadêmicos, para acompanhamento de atividades disciplinares, postagem de material, recados e outros.

Área de Ensino

Diário Acadêmico Online

Ferramenta para facilitar o registro e o controle da Freqüência , Conteúdo e Avaliações.

Semestre atual Semestre anterior

Extranet

Ferramenta para cadastro e avaliação de projetos de pesquisa.

Webmail

O webmail da Unesc mudou para Gmail Unesc. Saiba mais.

Webmail

Biblioteca Universitária

Consultas ao acervo, empréstimo e pesquisa de materiais da Biblioteca Eurico Back.

Atribuições dos Docentes

De acordo com o Estatuto da Unesc o corpo docente é a parcela da comunidade universitária constituída por profissionais contratados pela Entidade Mantenedora, nos termos previstos em seus ordenamentos legais e no Plano de Carreira, para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão e de administração universitária. (Art. 43 do estatuto da Unesc)

O Regimento da Unesc traz as atribuições dos docentes.

Art. 128 - O pessoal docente reger-se-á pela legislação de trabalho, pelas disposições do Estatuto da Mantenedora, deste Regimento e do Plano de Carreira Acadêmica. Parágrafo único - Caberá à Reitoria a proposição do Plano de Carreira Acadêmica a ser aprovado pelo Conselho Universitário e pela Entidade Mantenedora.

Art. 129 - São atribuições gerais dos docentes:
I. Encaminhar sugestões para a elaboração da proposta pedagógica do curso.
II. Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do curso, submetendo-o à aprovação da Coordenadoria de Curso.
III. Zelar pela aprendizagem dos acadêmicos, pela qualidade do ensino ministrado, pela atualização contínua e pelo resultado dos acadêmicos nos processos de avaliação externa.
IV. Estar presente no início dos seus horários de aula, encerrando as atividades somente quando findar o tempo regulamentar da aula.
V. Orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina/módulo, cumprindo integralmente o programa e a carga horária, os dias letivos, os horários estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação institucional, à reflexão pedagógica e ao desenvolvimento profissional.
VI. Participar ativamente do desenvolvimento científico e cultural da sua área de conhecimento.
VII. Colaborar nas atividades de articulação da Universidade com a comunidade e outras instituições.
VIII. Organizar e aplicar os instrumentos de avaliação, julgar e comunicar os resultados aos acadêmicos.
IX. Entregar à secretaria, no prazo estipulado pela UNESC, os resultados das avaliações do aproveitamento escolar.
X. Observar e executar os projetos de pesquisa e de extensão constantes do planejamento do período escolar.
XI. Participar das reuniões e trabalhos dos colegiados a que pertencer e de comissões para as quais for designado.
XII. Zelar pela ordem da sala de aula.
XIII. Orientar os estudantes, quando solicitado.
XIV. Integrar bancas examinadoras, quando designado.
XV. Acatar as normas estatutárias e regimentais da Entidade Mantenedora da UNESC, bem como as decisões dos órgãos Colegiados Superiores.
XVI. Cumprir e fazer cumprir as determinações emanadas dos órgãos Colegiados e administrativos da UNESC, nos casos aplicáveis.
XVII. Exercer as demais atribuições que lhe forem designadas em lei e neste Regimento. Art. 130 - Nos cursos de natureza presencial, a freqüência docente às atividades acadêmicas é obrigatória e a sua inobservância poderá acarretar sanções disciplinares, de acordo com as normas deste Regimento, sendo obrigatória, em qualquer hipótese, a reposição de aulas.

Art. 131 - A avaliação do desempenho dos docentes se fará pela apreciação dos resultados alcançados nas suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, a partir de critérios aprovados pelo Conselho Universitário.

Art. 132 - O Corpo Docente é representado em todos os órgãos Colegiados, com direito a voz e voto, com o objetivo de promover a cooperação da comunidade acadêmica e o aprimoramento da Instituição.

Art. 133 - A representação se faz conforme o disposto no Estatuto da UNESC, neste Regimento e em obediência à legislação vigente.

Art. 134 - É da livre escolha do Corpo Docente a definição de sua representação legal, desde que não contrarie a lei e o disposto neste Regimento, podendo constituir livremente associação de classe e gozar de ambiente para seu funcionamento.


Universidade do Extremo Sul Catarinense.