Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Perguntas Frequentes

Quem pode publicar um livro pela Editora da Unesc?

A Editora está aberta ao recebimento de originais para publicação e/ou tradução de qualquer proponente, independentemente de sua vinculação com o ensino superior.

Que tipo de livro a Editora da Unesc publica?

É aconselhável que os proponentes verifiquem a Política Editorial Nº 04/2016/CÂMARA PROPEX antes de encaminhar o original, para avaliar se sua proposta se encaixa em nosso perfil editorial.

A Editora da Unesc publica dissertações e teses?

As exigências acadêmicas feitas a um texto para aprovação diante de uma banca de defesa são diferentes daquelas que se impõem a um livro. As teses e dissertações se dirigem a um público específico e seguem normas estabelecidas pela instituição em que foram produzidas. Dessa maneira, um texto originalmente concebido e escrito como tese, dissertação ou monografias poderá ser publicado pela Editora da Unesc caso seja efetivamente retrabalhado formal, teórica e linguisticamente, a fim de ser adequado à interlocução de um público mais amplo que aquele determinado pelo ritual acadêmico.

Qual o procedimento para o envio de originais?

Verificar a Norma de Publicação Nº N001/2018/EDIUNESC e o Manual de Organização de Obra Nº M001/2018/EDIUNESC.

Como é feita a seleção dos originais?
Todos os originais e traduções submetidos à Editora são pré-examinados pelo o Editor-chefe e pela Supervisora Administrativa da Editora da Unesc, que faz uma análise preliminar do material com vistas à adequação à Política Editorial Nº 04/2016/ CÂMARA PROPEX por ela praticada. Uma vez pré-aprovada, a submissão é avaliada por pareceristas doutores externos e internos independentes, que são especialistas e/ou pesquisadores da (s) área (s) contemplada (s) pela obra a ser avaliada. Baseando-se nos pareceres e na análise do próprio original, o Conselho Editorial faz a seleção das obras a serem programadas e publicadas. Nenhum livro é publicado pela Editora da Unesc sem que o Conselho Editorial assim decida. Isso significa que, mesmo obras que eventualmente possuam recursos para publicação – sejam recursos pessoais ou de qualquer fonte de fomento –, somente passarão a integrar a programação da Editora da Unesc em caso de aprovação pelo Conselho Editorial.
Em quanto tempo será dada uma resposta?

O processo de avaliação por pareceristas leva (em condições normais, isto é, fora do período de férias ou de suspensão de atividades por qualquer motivo) até 45 dias após o envio dos materiais; as propostas com pareceres suficientes são reunidas e analisadas pelo Conselho Editorial, que se reúne 1 vez por mês durante o ano. A comunicação do resultado é feita por e-mail em até 48 horas após a sessão do Conselho.

Que tipo de resposta o autor pode obter?

O resultado final da avaliação poderá ser um dos seguintes:

1- Proposta aprovada para inclusão na programação sequencial da Editora.

2- Proposta com aprovação condicionada – quando o Conselho exigir ajustes no texto como condição para aprovação ou da inexistência de recursos para a proposta em questão; a critério do Conselho, o original pode passar por nova avaliação do Conselho Editorial ou por uma fração deste, ou mesmo novamente por parecerista para verificação das alterações. Ou, no caso de impedimentos ligados a indisponibilidade orçamentária do autor e/ou organizador, a Direção da Editora da Unesc entrará em contato com a/o proponente para discutir alternativas.

3- Proposta não aprovada.

Quanto tempo leva para o livro ficar pronto?

A programação editorial considera a data de envio do arquivo final, após recebida a resposta positiva do Conselho Editorial, dá entrada na Editora; no entanto, como são muitos de títulos na fila de produção, os arquivos não são trabalhados imediatamente após a entrega, mas conforme a ordem de entrada estabelecida na programação de publicação, sempre de acordo com a ordem de chegada de cada obra. A publicação leva em torno de 120 dias para ser publicada.

Na produção, o livro passa por uma primeira revisão geral, de texto e de formatação, à qual o/a proponente deve responder; com a resposta, o arquivo é ajustado; em seguida, é diagramado e passa por nova revisão, para ajustes já no formato livro; ganha capa, orelhas; é encaminhado novamente ao/à proponente, para verificação, e só então é enviado para impressão, após a assinatura do Termo de Aprovação da Pré-impressão (boneco digital ou impresso).

A duração dessas etapas depende não só das características e da condição do texto, que pode exigir mais ou menos tempo de revisão textual e editoração, mas também da resposta dos proponentes e da programação de impressão.

Como funcionam os Selos?

Os selos são de iniciativa e enquadramento de cada obra publicada pela a Editora as propostas precisam ser detalhadas, justificadas e submetidas à aprovação do Conselho Editorial – e cada volume é avaliado como os demais originais ou propostas de tradução.

• Saber Científico: é voltado para as publicações técnico-científicas;

• Saber Acadêmico: é voltado para as publicações acadêmicas da Unesc e de outras IES, provenientes de pesquisa, ensino e extensão;

• Saber Comunitário: é voltado para as publicações não enquadra das nos selos EdiUnesc e Saber Acadêmico. Seu propósito é estimular e valorizar o trabalho criativo de pessoas da comunidade, com potencial de se tornarem escritores, servindo à divulgação de obras nas seguintes formas: romance, contos, crônicas, infantis e entre outras que o Conselho Editorial entender e julgar importante.

Se você tem uma dúvida ainda não esclarecida, entre em contato conosco pelo email: editora@unesc.net, ou pelo telefone (48) 3431-2718, das 08h ao 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.