Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Laboratórios

Laboratório de Materiais I (LAMAT I)

Tem por objetivo a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia, bem como suporte à pesquisa e extensão nas áreas de preparação e processamento de materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos. Este laboratório está subdividido nos seguintes setores:
- Preparação de Amostras
- Ensaios Mecânicos
- Processamento de Polímeros
- Metalografia e Tratamentos Térmicos
- Processamento Cerâmico

Laboratório de Materiais II (LAMAT II)

Tem como foco a caracterização de materiais. Está subdividido nos seguintes laboratórios:
- Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Antimicrobianos
- Caracterização Térmica e Espectroscópica
- Laboratório de Degradação de Materiais
 - Laboratório de Medidas Elétricas

Laboratório de Materiais de Construção Civil

 Dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviço. Dotado de estrutura que o habilita a P&D de materiais de construção e seus constituintes, incluindo o desempenho de sistemas construtivos; avaliação de propriedades de concretos e argamassas modificados com polímeros; materiais produzidos com agregados reciclados para aplicações específicas; sistemas de revestimento cerâmico e argamassado e desenvolvimento da nanoestrutura do cimento.

Laboratórios do Parque Científico e Tecnológico (I-Parque)

O Parque Científico e Tecnológico (I-Parque) é o centro de pesquisa e de prestação de serviço da Unesc relacionados ao meio ambiente. Integram o I-Parque os seguintes laboratórios: Laboratório de Ecotoxicologia Aplicada e de Físico-Química de Superfície; Laboratório de Microbiologia; Laboratório Atmosférico; Laboratório de Águas e Efluentes Industriais; Laboratório de Absorção Atômica; Laboratório de Cromatografia; Laboratório de Solos, Corretivos e Fertilizantes. Estes laboratórios estão disponíveis aos alunos e pesquisadores do PPGCEM para melhor desenvolvimento de seus temas de pesquisa.

Laboratórios disponibilizados pelo convênio Unesc/Senai

O Senai Criciúma é um centro de pesquisa, de prestação de serviços à indústria e de formação de recursos humanos, criado em 1995, com a missão de contribuir para a otimização e modernização dos processos industriais e organizacionais das empresas cerâmicas. Ocupa uma área de 4.200 m², com infraestrutura laboratorial de apoio e de recursos humanos formados a partir das instituições UFSC e Senai, este último vinculado à Fiesc.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.