Design

imagem do site

Objetivos

O curso Design - com ênfase em projeto de produtos da Unesc - tem por objetivo capacitar o acadêmico para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, ambientais, sociais e culturais, com visão ética e humanista.
Assim, por meio da combinação de Ensino, Pesquisa e Extensão, será possível aprofundar os modernos conceitos do Design, com ênfase em projeto de produtos, os quais terão por objetivos:

Capacitar para a utilização de conhecimentos projetuais, científicos e tecnológicos, aplicados à produção industrial, artesanal e a prestação de serviços;
Aplicar conhecimentos gerenciais adequados à produção seriada, seja ela artesanal ou industrial, à prestação de serviços e seus reflexos no produto e no mercado; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
Conceber, projetar e analisar o impacto de novos produtos nos processos de produção;
Identificar, formular e resolver problemas de compatibilização com os sistemas de comercialização;
Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas aplicadas aos sistemas de simulação de novos produtos;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
Avaliar o impacto das atividades projetuais e produtivas nos contextos social, econômico e ambiental;
Avaliar a viabilidade econômica de novos produtos;
Considerar a sustentabilidade do processo produtivo e seu impacto no meio ambiente.

 

Perfil profissional

O curso de Design - com ênfase em projeto de produtos - visa a formar um profissional flexível, dinâmico e empreendedor, capacitado-o para atuar em funções técnicas, gerenciais e projetuais. Nesse sentido, o curso busca desenvolver as seguintes aptidões:

Compromisso com ética e responsabilidade social e profissional;
Disposição para a autoaprendizagem e educação continuada;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas;
Capacidade empreendedora;
Competência para compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização dos recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
Competência para acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
Domínio das técnicas computacionais necessárias para formação do designer de produtos;
Aplicar conhecimentos projetuais, científicos e tecnológicos, e os respectivos instrumentais;
Planejar, desenvolver e testar novos produtos;
Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica;
Conceber, projetar e analisar produtos;
Planejar, coordenar e controlar projetos;
Modelar e otimizar produtos;
Supervisionar a operação de inserção e a manutenção de produtos no mercado;
Avaliar o impacto das atividades do Design nos contextos social e ambiental.

Campos de atuação profissional

Design de produtos está associado à atividade de projeto e fabricação de bens, englobando um grande espectro de aplicações e percepção de novas demandas de mercado. Possui interfaces importantes com várias áreas de conhecimento que interferem horizontalmente nos sistemas produtivos e mercadológicos, como o marketing, as engenharias, informática, ergonomia, medicina, o metal mecânico, mobiliário, cerâmico, o de embalagens, de transportes, revestimentos, acessórios, produtos esportivos e de lazer, entre outras.

Utiliza metodologias processuais, qualitativas e quantitativas de planejamento e projeto para a materialização de produtos. A capacitação para o trabalho em equipes multidisciplinares e a abordagem sistêmica constituem-se em características importantes.

A melhoria da qualidade de vida através de bens e serviços e seu comprometimento com a sustentabilidade e o impacto ambiental, com a produtividade e a competitividade, são seus objetivos permanentes. Quanto ao seu modo de atuação, deve ser preparado, acima de tudo, para ser um profissional capaz de estabelecer as interfaces entre as áreas que atuam diretamente sobre os sistemas técnicos e a área comercial da empresa.

Período de desenvolvimento do curso

O curso de Design - com ênfase em projeto de produtos - é ministrado no período noturno, de segunda a sexta feira no período noturno e aos sábados pela manhã.

  • imagem do selo