Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Linhas de Pesquisa

Epidemiologia

  • Objetivo: A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população. Nessa fase é possível responder a questões como quem? quando? onde?, ou, em outros termos, descrever os caracteres epidemiológicos das doenças relativos à pessoa, ao tempo e ao lugar. Os estudos analíticos constituem alternativas do método epidemiológico para testar hipóteses elaboradas geralmente durante estudos descritivos.

Epidemiologia do câncer

  • Objetivo: monitorar e a análisar de possíveis mudanças no perfil das enfermidades, contribuindo também para a educação e o planejamento de ações na área da saúde.

Meta-análise

  • Objetivo: A revisão sistemática é um tipo de estudo secundário que facilita a elaboração de diretrizes clínicas, sendo extremamente útil para os tomadores de decisão na área de saúde, entre os quais estão os médicos e administradores de saúde, tanto do setor público como do privado. Além disso, as revisões sistemáticas também constituem método moderno para avaliação de um conjunto de dados simultâneos e permite ao pesquisador distinguir um tratamento eficiente daquele que não o é, resolver controvérsias em condutas e determinar terapêuticas que devam ser implementadas.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.